Você sabe o que faz um Engenheiro Hídrico?

A Engenharia Hídrica é o campo especializado na exploração e gestão de recursos hídricos. Através dela, há o planejamento da utilização dessas riquezas, com o objetivo de prevenir ou até mesmo evitar impactos negativos causados por atividades humanas.

Um dos objetivos da Engenharia Hídrica é a utilização de seus conhecimentos em tecnologias para solucionar os problemas relacionados com o desperdício e a escassez dos recursos hídricos, considerando os aspectos ambientais, sociais, políticos e econômicos.

O campo de atuação do Engenheiro Hídrico é muito amplo, o profissional da área pode atuar em projetos, construções e montagens de estações de bombeamento e tratamento de água e esgoto, sistema de condução de água (irrigação, incêndio e drenagem) e esgoto, canais, hidrovias, hidrelétricas, portos, sistemas de aproveitamento de água de chuva, componentes hidromecânicos (bombas e turbinas), obras de contenção de cheias, estruturas de proteção costeiras. Projetos e estudos de estudos de impactos ambientais em bacias hidrográficas, gestão dos recursos hídricos, uso múltiplo da água, operação de reservatórios e gerenciamento de bacias hidrográficas.

Atualmente, no Brasil, o curso supracitado pode ser cursado nas seguintes faculdades:

Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Itajubá – MG;
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) – Pelotas – RS;
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha (UFVJM) – Teófilo Otoni – MG;
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre – RS.

‼️ O Daeh – GESTÃO AGREGA se disponibiliza para eventuais dúvidas sobre p curso e a universidade federal de Pelotas, sinta-se a vontade para nós chamar ‼️