Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) está proposto para ser realizado na forma de um Trabalho de Campo Aplicado. O trabalho contempla o uso de uma combinação de técnicas e ferramentas obtidas durante a sua formação. Portanto, o TCC, com caráter obrigatório, objetiva a síntese e a integração dos conhecimentos adquiridos. Com isso objetiva-se que o aluno faça uma conexão entre os conhecimentos adquiridos durante o curso com as competências desenvolvidas.

Enquanto atividade curricular, o TCC tem os seguintes objetivos gerais:

– O incremento das aptidões de expressão e argumentação que possibilitem fundamentar idéias, propostas e posições;

– A familiarização com a metodologia de pesquisa e seus procedimentos básicos de levantamento, sistemática e análise de dados;

– A familiarização com técnicas e normas de elaboração e apresentação de trabalhos técnico-científicos;

– A interpretação de conhecimentos adquiridos ao longo do curso e/ou gerados a partir das experiências de estágio e de exercício de atribuições profissionais.

O TCC proporciona ao aluno concluinte a oportunidade de realizar um trabalho, de sua autoria, dentro da área de conhecimento do Transporte Terrestre, de sua preferência, que permite uma reflexão sistematizada de sua aprendizagem construída ao longo do curso. O trabalho será orientado por um professor familiarizado com o tema. O aluno e o professor orientador definem em comum acordo a área de interesse, o tema e a proposta do trabalho.

A elaboração do TCC contará com a colaboração de duas disciplinas do curso, uma do 4º semestre, intitulada como Orientação para o Projeto Interdisciplinar, e a outra do 5º semestre, intitulada como Trabalho de Conclusão de Curso, ambas com 34h cada. Também servirá como suporte ao TCC a disciplina de Metodologia de Pesquisa (3º semestre).

A disciplina de Orientação para o Projeto Interdisciplinar é composta por reuniões, sendo que os dois primeiros encontros são aulas onde serão apresentadas pelo professor regente da disciplina, as regras de condução do processo. As demais reuniões com o professor regente são de acompanhamento deste processo. Convém salientar que são poucos encontros e, portanto, indispensáveis. Além disso, o aluno deve se reunir com o seu orientador durante o semestre e esses encontros deverão ser registrados no Modelo de Ata fornecido ao aluno pelo professor regente.

A freqüência dos encontros entre o professor regente e o aluno será estabelecida em comum acordo. A ata ficará de posse do aluno, que deverá levá-la consigo em todos os encontros com o orientador. O aluno será responsável por registrar nesta mesma Ata os temas debatidos, os quais deverão ser devidamente rubricados pelo orientador e entregues pelo aluno ao professor regente no prazo estipulado pelo mesmo no início do processo. Além da Ata, o aluno deverá entregar ao professor regente da disciplina, ao final do semestre, uma primeira versão do TCC (trabalho este que ainda não estará concluído) que será avaliado pelo mesmo.

 Algumas atividades que deverão contemplar a disciplina de Orientação Interdisciplinar:

– Definição do tema e objetivos do trabalho;

– Alocação de professores orientadores;

– Cadastro do trabalho pelo professor regente da disciplina;

– Levantamento do referencial teórico pelo aluno com suporte do orientador;

– Planejamento do trabalho preferencialmente através de um cronograma de atividades;

– Redação da seção de Introdução do TCC;

– Redação da seção de Referencial Teórico do TCC sobre o tema escolhido;

– Início das atividades de campo;

– Redação da seção de Procedimentos Metodológicos;

– Entrega da primeira versão do TCC em formato de: Relatório ou Artigo Técnico.

Algumas considerações a cerca do TCC. O tema e objetivo do trabalho devem ser específicos, adequados a um trabalho de campo que não deve exceder seis meses de duração. Após a definição do tema e objetivos, um professor orientador será alocado a cada aluno. A alocação é feita considerando tanto a familiaridade do orientador com o tema proposto como a carga de trabalho dos orientadores. Os professores alocados irão prestar orientação aos alunos ao longo do desenvolvimento do TCC. Os alunos devem manter, no mínimo, três encontros presenciais por semestre, considerando os dois últimos do curso, com seus orientadores. Além dos encontros presenciais, o correio eletrônico deve ser utilizado para obter as orientações necessárias a realização dos trabalhos. Os encontros presenciais devem ser registrados em Ata. Vencidas essas etapas iniciais, o trabalho inicia através da leitura do referencial teórico. Esta etapa é a base do trabalho a ser realizado, contribuindo para a redação da introdução, a redação do referencial teórico, o planejamento do trabalho de campo e a discussão dos resultados. A ênfase da leitura devem ser preferencialmente, os artigos publicados em periódicos nacionais. As etapas do trabalho devem ser cuidadosamente planejadas e devem contar com a aprovação do professor orientador. A etapa do trabalho de campo envolve o uso de uma combinação de técnicas e ferramentas vistas durante o curso. Para evitar retrabalhos ou falta de consistência metodológica, o aluno somente deve ir a campo depois que o planejamento do trabalho tenha sido analisado e aprovado pelo orientador.

A segunda etapa do TCC é desenvolvida na disciplina intitulada como Trabalho de Conclusão de Curso, cursada no último semestre e de caráter obrigatória. Esta disciplina terá como objetivo a conclusão da elaboração do TCC e deverá contemplar algumas atividades como: finalização das atividades de campo; redação da seção de resultados, discussões e conclusões do TCC; entrega do TCC completo ao professor regente da disciplina; apresentação e defesa do trabalho realizado. A avaliação na disciplina será feita considerando a média ponderada de três notas: nota do professor, considerando a freqüência em sala de aula, cumprimento dos prazos de entrega e qualidade das entregas parciais; nota do orientador, considerando o interesse do aluno demonstrado durante a disciplina, qualidade do texto final e a qualidade da apresentação; e nota do avaliador (professor que comporá a banca), considerando a qualidade do texto final e a qualidade da apresentação.

A avaliação do texto final, que poderá ser entregue na forma de Relatório ou Artigo Técnico, será feita considerando conteúdo e forma. Quanto ao conteúdo, serão analisados: delimitação do tema, apresentação do problema e objetivos, justificativa do trabalho, revisão da literatura, fidelidade das referências, encadeamento lógico do conteúdo, e adequação dos procedimentos metodológicos utilizados. Quanto à forma, será analisada a estrutura do trabalho final. A avaliação da apresentação do TCC será por uma banca composta de dois professores, sendo um deles o professor orientador. A apresentação e defesa do trabalho concluído serão feita em uma seção pública, onde o aluno terá até 20 minutos para fazer a apresentação, podendo utilizar um vídeo-projetor disponível em sala de aula. Após a apresentação, os avaliadores também terão 20 minutos para fazerem uma análise crítica do trabalho em desenvolvimento e questionamentos ao candidato.

Após a defesa oral do TCC para a banca, a versão final do trabalho incorporando as correções sugeridas pela banca e supervisionada pelo professor orientador, deverá ser entregue à secretaria do curso em meio eletrônico (em CD, versão *.doc) junto com duas vias impressas e encadernadas.  A versão final do trabalho deve ser redigida na forma de um Relatório Técnico ou Artigo Técnico. A melhor forma de redação do TCC será decida em conjunto com o professor orientador. Se for em forma de Artigo Técnico, deve ser passível de publicação em algum congresso da área ou periódicos científicos e, sendo assim, deve obedecer as regras de publicação do referido. Como orientação geral, tanto o relatório quanto o artigo não deve exceder 20 páginas, considerando letra Times New Roman tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 e margens de 2,5 cm.  Sendo que, o formato exato do artigo deve seguir as recomendações do congresso ou periódico ao qual ele será submetido.

Abaixo temos o link com o arquivo contendo a formatação e as normas da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET)

ANPET formato_trabalhos 

Este modelo deve ser seguido pelos alunos de TCC. A única observação a ser feita é que o resumo em inglês (abstract) não é obrigatório.

Outros aspectos que porventura não estejam contemplados aqui poderão ser discutidos e adotados em colegiado.

 

Arquivo ZIP com Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos no CSTTT (2015 a 2019):

TCCs_CSTTT_2015_2019