Inscrições abertas para o Seminário Nacional de Trânsito

Já estão abertas as inscrições para o Seminário Nacional do Trânsito: Mobilidade Sustentável, Educação e Segurança.

O evento ocorre dia 25, no Campus Centro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na avenida Paulo Gama, 110, bairro Bom Fim.

A iniciativa é uma parceria da prefeitura, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS), Polícia Rodoviária Federal (PRF),
Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) e UFRGS. O evento é gratuito.

Informações e inscrições neste site.

Manhã – Salão de Atos – UFRGS
8h – credenciamento

8h45 – Abertura do evento
9h15 – A Interdisciplinaridade como Vetor de Mudança no Trânsito, por Christine Nodari (Nuitran/UFRGS)
9h30 – Políticas baseadas em Evidências: como enfrentar as Violências no Trânsito: Cheila de Lima, do Ministério da Saúde
10h – Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), por Luís Noé Souza Soares, Cetran/RS, e João Francisco de Oliveira, da Polícia Rodoviária Federal (PRF)
10h30 – Mobilidade Urbana Sustentável, por Danielle Hoppe, do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), seguindo com debate, tendo a mediação do jornalista Túlio Milman

Tarde – Centro Cultural (2º andar) – UFRGS

Painéis ocorrem das 14h às 16h30

Educação para a Mobilidade – apresentação do Projeto EPTC no Ensino Superior – Case Desafio Microrrevoluções Urbanas, por André Rabello, da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM/EPTC);
Uma Experiência Pedagógica de Educação para o Trânsito em Escolas Indígenas, por Adriana Reston (Detran/RS); Festival Temático de Trânsito (Fetran), por Aline Stefanello, da Polícia Rodoviária Federal (PRF);
Programa Vida no Trânsito / Motociclista Seguro, por Carla Livi, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A coordenação será de Simone dos Santos, da Faced/ UFRGS.

Esforço Legal no Trânsito – serão debatidos os temas da Fiscalização Direcionada, por Carlos Ribeiro Cruz, da Polícia Rodoviária Federal (PRF); Processo Administrativo de Trânsito no Brasil:
representações sociais e implicações sociojurídicas, por Eduardo Pazinato, da Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma); Balada Segura: 7 Anos:
Conquistas e Desafios; Estudos com Drogômetro, por Juliana Scherer, do Centro de Pesquisas em Álcool e Drogas/ UFRGS. A coordenação do painel ficará com Andréia Scheffer (OAB/RS).

Planejamento e Segurança Viária – serão abordados os temas: mobilidade ativa/case Unisinos, por Ana Paula Hoppe Bonini (EPTC/Unisinos);
Plano de Investimentos em Segurança Viária nas Rodovias Estaduais, por Luiz Fernando Finamor (Daer); Mobilidade em Áreas Urbanas atendidas por Rodovias Federais, por Paula Arioti (Dnit);
Parada Sustentável, por Lígia Miranda, ONG TodaVida. A coordenação deste painel será de Danielle Hoppe (ITDP).

Att,

A Secretaria