Data: 4, 5 e 6 de Junho de 2013
Horário: 8h às 12h das 13h30 às 17h
Carga Horária: 24 h/a
Investimento: SUBSÍDIADO (GRATUITO)
… Inscrições: www.egp.famurs.com.br
Módulos:
– Mobilidade Urbana: Uma Visão Sócio histórica;
– As Leis da Física aplicadas ao trânsito – Evitando traumas e sequelas;
– Educação para o Trânsito;
– Trânsito: Uma questão transversal;
– Apresentação dos Projetos;
– Encerramento com mascote e esquete.
Equipe:
André Rabello- Agente de Trânsito- Graduado em Sociologia
Eduardo de Souza Steinmertz- Agente de Trânsito
Eduardo de Souza-Agente de Trânsito- Graduando em Ciências Sociais e Jurídicas
Júlio de Almeida- Agente de Trânsito- Graduado em Artes Visuais
Léa Adriany – Agente de Trânsito-Graduada Tecnóloga em Transportes Terrestres e Pós Graduada em Gestão de Trânsito
Luciana Pereira- Agente de Trânsito- Graduada em Letras
Marcelo Madruga- Agente de Trânsito- Graduando em Segurança no Trânsito
Rafael da Rosa- Agente de Trânsito/EPTC
Renata Elisabeth Becher- Graduada em Ciências Sociais e Jurídicas
Tatiane Fontoura- Agente de Trânsito- Graduanda em Ciências Sociais e Jurídicas
Virlei dos Reis- Agente de Trânsito- Graduado em História
Certificação:
A certificação será condicionada a apresentação de projeto e presença mínima de 75%. A qual se dará mediante assinatura em lista de presença no início e final de cada módulo, após o preenchimento da avaliação do módulo.
Breve exposição dos Módulos:
Módulo I
Mobilidade Urbana: Uma Visão Sócio Histórica
O homem ao longo de nossa história fez grandes descobertas que serviram como uma espécie de divisor de águas: a invenção do fogo, a escrita, a navegação e tantas outras, entretanto, o grande avanço no trânsito, tema do estudo em questão, teve início a partir da invenção da roda na Mesopotâmia em 3000 A.C. O meio de locomoção mais antigo e rudimentar que temos notícia foi o deslocamento do homem a pé e descalço, carregando seus pertences nos ombros ou arrastando. O homem por ser considerado de grande capacidade inventiva criou o trenó, domesticou animais como cães, cavalos, renas, camelos, bois, búfalos, etc, criando dessa forma o transporte terrestre, na medida em que percebeu que podia usar a força animal para o seu transporte de carga.
Podemos dizer que desde a invenção da roda o homem passou a ser dependente da máquina, seja pela comodidade ou pela rapidez nos deslocamentos. O trânsito, que deve ser entendido no contexto social, acaba tendo interferências individuais, na medida em que as pessoas colocam seus interesses particulares acima do coletivo. Vivemos num mundo em que o indivíduo percebe somente a atitude errada do outro, neste sentido, torna-se necessário o ordenamento jurídico imposto pelo estado, como detentor do poder de regulamentar a vida em sociedade, servindo como mediador dos conflitos.
Diante desse quadro convidamos você, multiplicador, a juntar-se a nós para partilhar essas questões de convívio social no trânsito, onde valores como: respeito, gentileza, cooperação, colaboração, tolerância, solidariedade e amizade devem estar em primeiro lugar. Para tanto, propomos apresentar neste módulo, informações sobre os primeiros registros existentes sobre o trânsito e os meios de transportes, bem como a legislação de trânsito no Brasil e a evolução da mobilidade no trânsito de Porto Alegre. Esperamos que este seja um momento de troca e aprendizagem para todos.
Módulo II
Os projetos de trabalho relacionados ao trânsito possibilitam aos educadores e alunos entrarem em contato com os conteúdos disciplinares a partir de conceitos concretos e práticos. Nessa perspectiva, os conteúdos deixam de ser um fim em si mesmo e passam a ser meios para ampliar a formação dos educandos e sua interação com a realidade, de forma prática, crítica e dinâmica.
Este módulo tem como objetivo motivar os educadores para trabalhar com o tema trânsito de forma transversal às diferentes áreas da educação. Instrumentalizar os participantes com subsídios teóricos e práticos a fim de motivá-los a realizarem ações educativas no trânsito nos mais diferentes espaços, envolvendo toda a comunidade.
Módulo III
Educação para o Trânsito
A educação para o trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.
Para trabalhar a educação, a EPTC criou o setor exclusivo que desenvolve projetos e ações educativas, de forma articulada e em parceria com outros órgãos, entidades e segmentos diversos da sociedade a fim de buscar um trânsito mais seguro, humanizado e pacífico.
Módulo IV
As Leis da Física Aplicadas ao Trânsito: Evitando Traumas e Sequelas.
São vários os fatores que contribuem para um acidente de trânsito: A via, as condições climáticas, os veículos, a velocidade, a condição dos ocupantes no veículo, a idade desses ocupantes, o uso ou não de equipamentos de segurança e a fiscalização do trânsito.
Através das leis da física, verificam-se vários exemplos que demonstram a aplicabilidade desses fenômenos no trânsito e o quanto é importante utilizar os equipamentos de seguranças ao transitar pelas vias. Entende-se, também, a importância de locomover-se com total atenção e observação das normas de circulação e conduta descritas no código de trânsito brasileiro.
A análise dos traumas e das sequelas após um acidente de trânsito está intimamente ligada aos desdobramentos dos fatores causadores do sinistro. A forma como ocorreu, o impacto da colisão, o resultado do acidente e a sua gravidade indicarão qual a extensão do trauma e quais serão os processos de reabilitação dos pacientes que apresentarem sequelas, tanto para si quanto para sua família e sociedade.
Portanto, convidamos você multiplicador a formular ideias e aplicar estratégias que poderão fazer a diferença na sua família, comunidade, escola, empresa ou meio onde esteja inserido visando à contribuição para um trânsito cada vez mais humano e seguro.
INSCRIÇÕES
Escola de Gestão Pública da FAMURS
http://egp.famurs.com.br/
INFORMAÇÕES
(51) 3230 3100 ramais 211 e 213