Linhas de pesquisa

O CPAFST desenvolve pesquisas de base populacional e análises inovadoras com foco na prevenção de doenças, na redução de desigualdades e na produção de evidências relevantes para políticas públicas. Atualmente, o centro abriga dois projetos estruturantes:

Coorte PAMPA

Estudo Prospectivo sobre a Saúde Mental e Física em Adultos no RS 

A Coorte PAMPA é um estudo longitudinal conduzido no sul do Brasil, criado para investigar os impactos de curto, médio e longo prazo da pandemia de COVID-19 sobre a saúde da população. O projeto acompanha adultos ao longo do tempo, com ênfase especial em atividade física, saúde mental, dor lombar e acesso aos serviços de saúde.

A Coorte PAMPA se destaca pelo uso de métodos epidemiológicos digitais, pela coleta remota de dados e pela rápida tradução dos achados para gestores, profissionais de saúde e para a sociedade. Seus resultados têm contribuído para compreender como crises sanitárias e sociais podem gerar consequências duradouras para a saúde física e mental.

EPIDEMENTIA STUDY

Integrando Risco, Políticas e Pesquisa

Este projeto investiga como fatores de risco modificáveis influenciam a ocorrência de demência, e como esses efeitos se distribuem de forma desigual entre populações, regiões e grupos sociais.

O estudo integra diferentes fontes de dados nacionais e internacionais, incluindo grandes inquéritos populacionais, estimativas do Global Burden of Disease e evidências de meta-análises, com o objetivo de:

– Identificar fatores de risco modificáveis da demência específicos para cada país e território;

– Identificar desigualdades sociais, econômicas e geográficas na prevenção da demência;

– Estimar o impacto de políticas públicas de transferência de renda na carga atual e futura de demência no Brasil.

Ao conectar evidência científica, políticas públicas e equidade, este projeto busca apoiar estratégias eficazes e justas para a prevenção da demência, especialmente em países de renda média e baixa.