Na tarde da última sexta-feira (23), durante a apresentação do acompanhamento mensal de empresas incubadas pela Conectar, quatro novas empresas firmaram contrato com a incubadora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O evento ocorreu no Auditório da Faculdade de Odontologia.
O evento foi dividido em três partes, sendo a primeira de apresentação da Incubadora e das empresas já incubadas, a segunda, a assinatura dos contratos e, por fim, Bruno Zanchet, da aceleradora WOW, e Julio Baumgarten, da empresa Garten, palestraram sobre empreendedorismo.
As novas empresas incubadas são Alpago, voltado ao comércio de produtos de origem ovina; Estúdio Santa Irene, de criação de animações e ilustrações para diversos fins, como vídeos educacionais e institucionais, animações para jogos de celular e aplicativos; EW BIO, desenvolvimento de biomateriais para a área de saúde; e a Indeorum, que desenvolve sistemas que contribuem para o suporte à tomada de decisão e alocação de recursos nas instituições de ensino superior.
O evento contou também com a presença de representantes das Empresas Delgais Lima & Afonso, de Assistência Jurídica, SERTEC, de assessoria contábil, da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), da Incubadora Innovatio da FURG, e do Coworking Co.Place de Rio Grande, bem como alguns estudantes e professores da UFPel.
Após dar as boas-vindas às novas empresas incubadas, o professor Luciano Agostini, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, disse que é uma alegria firmar novas parcerias entre a Universidade e o mercado. “É importante este sistema de mão-dupla. Para esse ecossistema todo funcionar, para a Universidade ter mais relevância no setor produtivo, é importante que o setor produtivo esteja aberto a isso. E o lugar mais interessante para fazermos realmente a aproximação da Universidade com as indústrias é exatamente dentro das incubadoras”, frisou.