Quando pensamos em começar um negócio, ou até mesmo ampliar o já existente, surge sempre aquele gigantesco ponto de interrogação, “Será que isso é viável?”. Atrelado a esse questionamento, começam a aparecer dúvidas sobre quais cuidados devemos ter ao abrir uma empresa.
Uma ferramenta muito utilizada para sanar essas dúvidas é o Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas apenas, é um esboço de planejamento estratégico, que permite desenvolver ou elaborar modelos de negócios novos ou já existentes.
O Canvas consiste em um mapa visual contendo nove blocos definidos a seguir:
- Proposta de valor: o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes;
- Segmento de clientes: quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa;
- Os canais: como o cliente compra e recebe seu produto e serviço;
- Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente;
- Atividade-chave: quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor;
- Recursos principais: são os recursos necessários para realizar as atividades-chave;
- Parcerias principais: são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa;
- Fontes de receita: são as formas de obter receita por meio de propostas de valor.
- Estrutura de custos: São os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.
As ideias representadas nos nove blocos formam a conceitualização do seu negócio, ou seja, a forma como você irá operar e gerar valor ao mercado, definindo seus principais fluxos e processos, permitindo uma análise e visualização do seu modelo de atuação no mercado.