Metodologia Canvas

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Quando pensamos em começar um negócio, ou até mesmo ampliar o já existente, surge sempre aquele gigantesco ponto de interrogação, “Será que isso é viável?”. Atrelado a esse questionamento, começam a aparecer dúvidas sobre quais cuidados devemos ter ao abrir uma empresa.

Uma ferramenta muito utilizada para sanar essas dúvidas é o Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas apenas, é um esboço de planejamento estratégico, que permite desenvolver ou elaborar modelos de negócios novos ou já existentes.

O Canvas consiste em um mapa visual contendo nove blocos definidos a seguir:

  1. Proposta de valor: o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes;
  2. Segmento de clientes: quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa;
  3. Os canais: como o cliente compra e recebe seu produto e serviço;
  4. Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente;
  5. Atividade-chave: quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor;
  6. Recursos principais: são os recursos necessários para realizar as atividades-chave;
  7. Parcerias principais: são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa;
  8. Fontes de receita: são as formas de obter receita por meio de propostas de valor.
  9. Estrutura de custos: São os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.

As ideias representadas nos nove blocos formam a conceitualização do seu negócio, ou seja, a forma como você irá operar e gerar valor ao mercado, definindo seus principais fluxos e processos, permitindo uma análise e visualização do seu modelo de atuação no mercado.

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