DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome do Curso: LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA
Criado em: Agosto de 1984
Vagas oferecidas: 48 (44 SISU + 4 PAVE)
Habilitação: Licenciado em Filosofia
Turno de Funcionamento: Noturno
Modalidade: presencial
Duração: 4 anos
Carga Horária Total: 3264 Horas-Relógio
OBJETIVO GERAL
O objetivo principal do curso é formar professores de filosofia, capacitados a enfrentar com sucesso os desafios de sua futura vida profissional. Visa-se, com isso, a uma ação pedagógica, intelectual e cultural coerentes, aliadas ao desenvolvimento da capacidade de compreender, analisar e interpretar as principais questões filosóficas, assim como poder desenvolver a capacidade dos acadêmicos e acadêmicas de refletir sobre as suas próprias práticas pedagógicas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Propiciar conhecimento teórico geral sobre a Filosofia, sua história, períodos principais, escolas, tendências e respectivos expoentes (conhecer ‘sobre’ filosofia);
– Caracterizar e aprofundar o conhecimento em torno dos problemas filosóficos fundamentais, pertencentes ao mundo prático e cotidiano e as perspectivas possíveis de interpretação (capacidade de aplicar a metodologia filosófica aos mais diversos temas);
– Capacitar o formando, por meio de conhecimentos metodológicos, a atuar como professor e pesquisador na área da filosofia (e, consequentemente, desenvolvendo a capacidade de ensinar Filosofia);
– Refletir sobre a Filosofia (inclusive suas metodologias) do Ensino de Filosofia;
– Estimular a participação dos (as) estudantes em projetos de pesquisa, de ensino e de extensão;
– Contribuir para a capacitação dos estudantes na leitura de textos em língua estrangeira.
PERFIL DO EGRESSO
Do ponto de vista da formação filosófica, em geral, é esperado, pelos professores que compõem o Departamento de Filosofia, que os licenciados em Filosofia obtenham sólida formação em História da Filosofia, que lhes possibilite desenvolver a capacidade de compreender, analisar e interpretar os principais temas, questões e sistemas filosóficos, e de refletir criticamente acerca da realidade sociocultural em que se inserem.
Do ponto de vista educativo e pedagógico, é esperado que os licenciados em Filosofia adquiram, durante sua formação na graduação, a capacidade de refletir sobre sua própria a experiência como docente, criando-lhes condições de investigar quais são os recursos necessários para enfrentar o desafio de suscitar nos jovens e adultos o interesse pela educação, de um modo geral, e particularmente sobre a Filosofia.
Ressalte-se que, os licenciados deverão conhecer, ao longo do curso, a situação e a organização das escolas, o que deverá ser feito nas atividades práticas de ensino – incluindo a formação orientada nas ‘Oficinas de Ensino’, em suas participações diretas ou indiretas nas atividades desenvolvidas pelo Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) e nos estágios obrigatórios –, permitindo-lhes poder compreender e dar respostas às contradições que encontrarão nos ambientes das escolas.