Voltar para Projetos

Em andamento

Avaliação do uso de extratos vegetais e de adesivos cirúrgicos na terapia de feridas cutâneas e da otite externa

A cicatrização compreende um dinâmico processo celular e molecular que garante a restauração tissular. Este projeto tem como objetivo geral determinar a eficácia de extratos vegetais no tratamento da otite externa e na cicatrização de feridas cutâneas.

Avaliação do metabolismo de carboidratos e lipídios de animais experimentais submetidos a dieta hipercalórica tratados com o extrato Hibiscus rosa-sinensis

A obesidade e o aumento dos ácidos graxos livres resultam na indução de estresse oxidativo, inflamação, reatividade vascular subnormal e resistência a insulina. A utilização do hibisco demonstrou atividade anti-diabética em humanos e resultados similares foram obtidos em ratos hiperglicêmicos. A obesidade é uma epidemia mundial e quanto antes tratarmos, menos danos ocorrerão ao organismo. O objetivo deste projeto é avaliar o metabolismo dos carboidratos e lipídios frente a dieta hipercalórica em animais experimentais, utilizando como tratamento o Hibiscus rosa-sinensis.

Avaliações ecocardiográficas e radiográficas do coração de cães relacionando com os sinais clínicos e eletrocardiográficos

 Manifestações de doenças cardíacas podem estar presentes mesmo que o animal não se apresente num quadro de insuficiência cardíaca. Uma avaliação complementar, utilizando radiografia torácica, eletrocardiografia, ecocardiografia e algumas vezes outros testes, são geralmente indicados quando os sinais sugestivos de doença cardíaca estão presentes.

Atividade cicatricial da Copaifera sp, Croton Lecheleri e Bixa Orellana L.

 Os fitoterápicos são utilizados desde os tempos ancestrais para a cura de diversas enfermidades, sendo nesse período utilizado empiricamente. A vasta quantidade de plantas com propriedades farmacológicas disponível no Brasil estimula o interesse científico sobre o potencial destes compostos, sendo importante determinar a presença e intensidade desses nos extratos vegetais.O objetivo desse trabalho será avaliar o efeito cicatricial do óleo de copaíba (Copaifera sp), sangue de dragão (Croton lechleri) e do urucum (Bixa orellana L.).

Comportamento de neoplasmas mamários frente ao uso de antioxidantes

Os tumores mamários são as neoplasias mais freqüentes em cadelas e têm sidorelacionados com uma alta percentagem de causa de morte em animais idosos. Os antioxidantes exercem papel fundamental na terapia adjuvante de pacientes oncológicos. O selênio já demonstrou boa capacidade como auxiliar no tratamento destes pacientes. A copaíba é utilizadaem larga escala para tratamento de feridas cutâneas, alergias, entre outros.Porém estudos comprovando suas propriedades ainda são escassos.Considerando estes aspectos, objetivou-se estudar o comportamento deneoplasmas mamários, induzidos quimicamente em modelos experimentais,utilizando o selênio e o óleo de copaíba como tratamento.

Avaliação do efeito cicatrizante de Carapaguianensis e Caesalpiniaferrea Mart. exTul

 A pele serve como uma barreira protetora ao exterior e na presença de qualquer ruptura, essa deve ser rápida e eficientemente reparada. O processo cicatricial acontece para que haja restauração da função e da continuidade anatômica do tecido epitelial. Os extratos de plantas têm sido utilizados na cicatrização para vários tipos de tecido, porém é dado ao tecido epitelial maior importância, certamente pela maior proporção de lesões em relação aos demais tecidos e por este ser o tecido preferível de eleição para o estudo da cicatrização.