Palestrantes

Antoni Verger

Doutor em Sociologia pela Universitat Autonoma de Barcelona. Professor associado na Faculdade de Ciência Política e Sociologia da Universidade Autônoma de Barcelona. Realiza pesquisas em Política Social, Política Educacional e Educação Comparada. Ele coordena o projeto financiado pelo ERC REFORMED – Reformando Escolas Globalmente: Uma Análise Multiscalar das Políticas de Autonomia e Responsabilização no Setor Educacional.

 

 

Sofia Viseu

Doutora em Educação, na especialidade de Administração e Política Educacional, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Desenvolve pesquisas na área de interesse: Regulação e políticas públicas de educação. Políticas públicas de ciência e investigação educacional. Redes políticas e análise de redes sociais.

 

 

 

Luis Felipe Rosa de Oliveira

Doutorando em Ciência da Informação (FCI-UnB), Mestre em Comunicação Social (FIC-UFG), Bacharel em Gestão da Informação (FIC-UFG). Bolsista CAPES. Pesquisador do projeto Tainacan. Realizando pesquisas na área de Web Semântica, Enriquecimento de Dados, utilizando a linguagem de Programação Python, e outras ferramentas de análise para pesquisa em Humanidades Digitais.

 

 

 

Marina Avelar

Doutora em Educação pelo UCL Institute of Education – University of London, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, na área de concentração de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais, pedagoga pela UNICAMP e especialista em Gestão Educacional. Teve períodos de intercâmbio nas universidades Lund University (Suécia), Institute of Education – University of London (Inglaterra) e Universitat Autonoma de Barcelona (Espanha). Pesquisadora Associada ao Graduate Institute of International and Development Studies (Suíça), no grupo NORRAG (Rede de Políticas e Cooperação Internacional de Educação). Suas principais temáticas de pesquisa incluem políticas educacionais, privatização da educação, a atuação empresarial e filantrópica na governança em rede da educação, mecanismos “inovadores” de financiamento e a globalização da educação.

 

Maria Eloísa da Silva

Doutora em Educação, na linha de pesquisa em Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente, pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL (2018). Mestre em Educação, na linha de pesquisa em Currículo, Formação de Professores e Práticas Escolares, pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (2012). Licenciada em Letras pela Universidade de Ijuí – UNIJUÍ (1997). Professora Substituta da Universidade Federal de Pelotas – UFPel/Faculdade de Educação – Fae (2019 – Atual). Possui interesse de estudos e pesquisa em Redes de Influência (Consultorias) em Políticas Educacionais em Estados e Municípios do Brasil. Parcerias entre o Público e o Privado. Política de Currículo.