CEPE 2019


20 a 22 de novembro de 2019

O evento visa dar continuidade às atividades do Centro de Estudos em Políticas Educativas – CEPE, o qual congrega grupos de pesquisas da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas e de outras instituições, que já realizam investigações conjuntas e em parceria, no campo do Currículo, da Gestão e do Trabalho Docente, tanto no âmbito da UFPel, como em parceria com instituições nacionais e estrangeiras.

O evento vai discutir e debater as políticas conservadoras na Educação Básica, no contexto das políticas globais contemporâneas.

Pretende questionar as repercussões dessas políticas para o currículo, o trabalho docente e a gestão escolar e da educação.

Objetivo Geral

Promover um espaço de discussão e reflexão a respeito das atuais políticas conservadoras e as implicações para a Educação Básica, em especial para o currículo, a gestão e o trabalho docente.


Objetivos específicos


Divulgar pesquisas sobre políticas conservadoras na educação brasileira e latino-americana,
com especial atenção ao currículo, à gestão e ao trabalho docente;


Trocar experiências com outros países, em especial, Argentina, Uruguai e Chile, por meio da participação de pesquisadores desses países;


Consolidar o CEPE – Centro de Estudos em Políticas Educativas na sua atuação e articulação com a rede pública de ensino da região;


Articular redes de intercâmbio com pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais.