Palestrantes

Dalila Andrade Oliveira

Bacharel em Ciências Sociais (1986) e mestre em Educação (1992) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1999). Professora Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e Professora Visitante da Universidade Federal da Paraíba (UFPb). Desenvolve estudos e pesquisas com ênfase em Política públicas em educação, gestão escolar e trabalho docente na América Latina.

 

 

 

Eloísa Bordoli

Eloísa Bordoli (Universidad de la República, Uruguay): Licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação. Mestre em Ciências Humanas pela Universidade de la República. Doutora em Ciências Humanas (Educacão) na Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais. Professora no Instituto de Educacão, Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação, UdelaR. Desenvolve pesquisas em Políticas Educativas, Currículo e Ensino.

 

Fernando Seffner


Fernando Seffner
: Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Sociologia e Doutor no Programa de Pós-Graduação em Educação UFRGS. Professor Associado da Faculdade de Educação da UFRGS. Atua em pesquisas e orientações investigando processos de produção, manutenção e modificação das masculinidades, situações de vulnerabilidade à AIDS; conexões entre direitos humanos e políticas públicas.

 

 

 

Gilvan M. Costa

Gilvan Luiz Machado Costa (Unisul): Graduado em Matemática-Licenciatura (UNESC). Mestre em Educação Matemática (UNESP). Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Desenvolve pesquisas na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, dedicando-se, principalmente, aos seguintes temas: Trabalho docente e valorização dos profissionais da educação; Ensino médio no Brasil; Gestão e financiamento da educação básica.

 

Graziella S. dos Santos

Graziella Souza dos Santos (UFSC): Licenciada em Pedagogia pela UFRGS. Mestre e Doutora em Educação também pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRGS), realizou Doutorado sanduíche na University of Wisconsin-Madison (Estados Unidos). Foi professora da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desenvolve pesquisas nas áreas de Currículo, Políticas Educacionais e Curriculares e suas interfaces com o contexto escolar.

 

 

 

 

 

Kamila Lockman


Kamila Lockmann
(FURG): Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão e Administração Escolar pela Universidade FEEVALE (2006). Mestre (2010) e Doutora (2013) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Desenvolve pesquisas na área de Educação trabalhando principalmente com os seguintes temas: inclusão escolar e social, avaliação em larga escala, currículo, docência e formação de professores.

 

 

 

Luís Armando Gandin


Luís Armando Gandin
(UFRGS): Graduado em Ciências Sociais (UFRGS/1987). Mestre em Sociologia (UFRGS/1993). Doutor (Ph.D.) em Curriculum and Instruction pela University of Wisconsin – Madison (2002). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Desenvolve pesquisas na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação.

 

 

 

 

Maria Cláudia Dal’Igna

Maria Cláudia Dal’Igna (UNISINOS): É doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). É vice-líder do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/Unisinos), e docente pesquisadora do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS/CNPq). Suas pesquisas analisam os seguintes temas: gênero; formação de professores; profissionalidade docente; docência: afeto, amor e cuidado; pedagogia: campo e atuação.

 

 

 

Marta Nörberg

Marta Nörnberg (UFPel): Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição (1997). Mestre e Doutora em Educação (UFRGS). Professora Associada da (UFPEL). Desenvolve atividades de Pesquisa e Ensino com ênfase em Formação de professores, com estudos sobre os seguintes temas: formação docente, prática pedagógica, docência nos anos iniciais e infância; educação infantil e infância; ética do Cuidado e instituições; planejamento e avaliação de processos educativos.

 

Miguel Duhalde

Miguel Duhalde (Universidad Autónoma de Entre Ríos): Graduado em Ciências Sociais com ênfase em Gestão das Instituições Educativas (Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais – Sede Argentina). Mestre em Metodologia Científica, Investigação Científica e Técnica (Universidade Nacional de Entre Ríos, 2001). Desenvolve pesquisa sobre alfabetização e educação popular, trabalho docente, formação de professores e políticas educacionais. É professor de Ciências da Educação na Universidade Autónoma de Entre Ríos (FHAyCS).

 

Myrian Feldfeber


Myriam Feldfeber
(Universidade de Buenos Aires): É Graduada em Ciências da Educação (UBA). Mestre em Ciências Socias ênfase em Educação (FLACSO). Doutora pela Faculdade de Filosofia de Filosofia e Letras (UBA). Professora na Faculdade de Filosofia de Filosofia e Letras (UBA). Desenvolve pesquisas sobre política educacional, reformas educativas, políticas de formação docente, trabalho docente e regulação.

 

 

Pablo Martinis


Pablo Martinis
(Universidad de la República –  Uruguay): Graduado em Ciências da Educação (FHCE-UdelaR). Mestre e Doutor Ciências Sociais – ênfase em Educação (FLACSO Argentina). Professor na Universidade de la República – Uruguay (Udelar). Desenvolve pesquisas e com temáticas relacionadas à educação, desigualdade social e alternativas pedagógicas.

 

Roberto Moll Neto


Roberto Moll Neto
(UFF): Doutor em Relações internacionais pelo PPGRI – San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP) em 2015. Mestre em História pelo PPGH – UFF em 2010. Graduado em História pela UFF em 2007. Graduação em Relações internacionais pela UNESA em 2007. Tem interesse e experiência em pesquisa nos seguintes temas: História dos Estados Unidos; História das Relações Internacionais dos Estados Unidos; História da Relação entre Estados Unidos e América Latina; Métodos e Teorias em História das Relações Internacionais e História Global; História do Neoliberalismo nas Américas; História do Neoconservadorismo nas Américas.

 

 

Rosânia Campos

Rosânia Campos (Univille): Possui Pós-doutoramento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), Doutorado (2008) e Mestrado (2001) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGE/UFSC. É graduada em Psicologia (1994) e possui especialização em psicopedagogia (1997). Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos  temas da educação básica com concentração na educação infantil, Políticas Públicas para Educação Básica e psicologia educacional.

 

 

 

Vera Peroni


Vera Peroni
(UFPel): Graduada em pedagogia (UNISC). Mestre em Educação (UFMS). Doutora em Educação: História, Política, Sociedade (PUC/SP). Foi Professora Visitante na UFPEL. É professora do PPGEdu/UFRGS. Desenvolve pesquisas na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e política educacional, política educacional brasileira, relação público/ privado.

 

 

 

Verónica López

Verónica López (Universidad Católica de Valparaíso): Psicóloga (PUC-Chile). Doutora em Psicologia pela Universidade Autónoma de Madrid. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso (PUC). Desenvolve pesquisas sobre as condições que favorecem a aprendizagem escolar e o socioemocional das crianças e dos adolescentes e a convivência escolar.

 

 

 

Vicente Sisto


Vicente Sisto
(Universidad Católica de Valparaíso): Psicólogo (PUC-Chile). Doutor em Psicologia Social pela Universidade Autônoma de Barcelona. Professor Titular da Escola de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso (PUC). Desenvolve pesquisas sobre as consequências sociais e subjetivas dos processos de flexibilização e desregulação do trabalho, com especial atenção ao impacto no trabalho docente.