Descrição e Análise dos Fenômenos Linguísticos
Com base em estudos da Linguística, esta linha de pesquisa pretende reunir e estimular projetos que descrevam e analisem fenômenos linguísticos relativos aos diversos níveis constitutivos da linguagem com possíveis implicações pedagógicas.

Ensino e Aprendizagem de Línguas
Com base em estudos de Linguística Aplicada, esta linha de pesquisa pretende reunir e estimular projetos voltados para processos de ensino e aprendizagem de línguas materna e estrangeiras.

Estudos de Intertextualidade
Análise e interpretação de textos literários a partir das teorias da intertextualidade e dos princípios da interdisciplinaridade, operando a aproximação de textos literários entre si, bem como do literário com outras textualidades culturais e estéticas.

Estudos de Literatura e História
Problematização e discussão das interações entre a literatura, cultura e história, objetivando estudar formações identitárias, memórias, catástrofes, ideologias, suas relações com sistemas literários e contexto histórico cultural e suas representações em textos literários e não-literários.

Estudos da Tradução
Esta linha de pesquisa prevê a investigação de questões do processo tradutório e/ou do texto traduzido com embasamento conceitual em Estudos da Tradução, podendo contemplar interfaces com outras áreas do conhecimento.

Estudos em Jornalismo

Esta linha comporta estudos que abarcam: rotinas produtivas; processos de produção jornalística; configuração do discurso jornalístico; gêneros e formatos; linguagens; usos e apropriações de produtos midiáticos, além de discussões relacionadas ao jornalismo em suas diferentes interfaces e nas suas diversas formas de expressão.

Texto, Discurso e Sociedade
Esta linha reúne projetos que estudam textos de diferentes gêneros nos campos educacional, artístico e midiático, entendendo a linguagem enquanto prática social. Busca compreender, por meio de princípios teóricos e metodológicos das diferentes teorias do campo dos estudos textuais e discursivos, os processos de constituição dos sentidos, bem como as relações entre linguagem, subjetividade e sociedade.