VAMOS ESTUDAR HARMONIA

Vamos estudar harmonia
Vamos estudar harmonia

Harmonia musical é o estudo das relações entre os sons, suas combinações e suas progressões. É uma área fundamental para quem quer compor, arranjar ou interpretar músicas de diversos gêneros e estilos. Mas por onde começar a estudar harmonia musical? Quais são os livros mais indicados para quem quer se aprofundar nesse assunto?

Vamos apresentar alguns livros que podem ajudar você a iniciar os seus estudos em harmonia musical. São obras de referência, escritas por autores renomados e que abordam os conceitos básicos e avançados da teoria harmônica. Confira!

1. Harmonia – Arnold Schoenberg
Este livro é considerado um clássico da literatura musical e um dos mais influentes do século XX. Escrito pelo compositor austríaco Arnold Schoenberg, um dos pioneiros da música atonal e dodecafônica, o livro apresenta os princípios da harmonia tonal e suas transformações ao longo da história da música ocidental. O autor explica os conceitos de consonância e dissonância, acordes, escalas, modos, funções harmônicas, cadências, modulações e muito mais. O livro é indicado para quem quer ter uma visão abrangente e profunda da harmonia musical.

2. Harmonia Funcional – Ian Guest
Este livro é uma das obras mais utilizadas pelos estudantes de música no Brasil. Escrito pelo músico e educador Ian Guest, o livro aborda a harmonia funcional, que é um sistema de análise harmônica baseado nas funções dos acordes dentro de uma tonalidade. O autor explica de forma clara e didática os conceitos de tonalidade, graus, cifras, tríades, tétrades, inversões, encadeamentos, substituições e muito mais. O livro também traz exercícios práticos e exemplos musicais de diversos gêneros.

3. Harmonia Aplicada à Improvisação – Almir Chediak
Este livro é uma obra de referência para quem quer aprender a improvisar na música popular. Escrito pelo músico e produtor Almir Chediak, o livro ensina os fundamentos da harmonia aplicada à improvisação, como escalas, arpejos, acordes alterados, tensões, notas de passagem, notas alvo e muito mais. O autor também apresenta as técnicas de improvisação utilizadas por grandes nomes da música brasileira e internacional, como Tom Jobim, João Gilberto, Miles Davis, John Coltrane e outros.

4. Harmonia em Prática – David Berkman
Este livro é uma obra voltada para quem quer aplicar a harmonia musical na prática do instrumento ou do canto. Escrito pelo pianista e compositor David Berkman, o livro propõe uma abordagem criativa e intuitiva da harmonia musical, baseada na audição e na experimentação. O autor oferece exercícios práticos que envolvem tocar acordes, melodias e ritmos em diferentes tonalidades, modos e tempos. O livro também traz dicas de como desenvolver o ouvido harmônico e a memória musical.

5. Harmonia Contemporânea – Nelson Faria
Este livro é uma obra destinada a quem quer conhecer as tendências da harmonia musical na música contemporânea. Escrito pelo guitarrista e professor Nelson Faria, o livro explora os conceitos de harmonia modal, polimodalidade, poliacordes, bitonalidade, atonalidade e outras técnicas harmônicas utilizadas por compositores modernos. O autor também apresenta exemplos musicais de artistas como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Chick Corea, Pat Metheny e outros.