Que tal um pouco de teoria musical?

Você gosta de música e quer aprender mais sobre os conceitos e as técnicas que estão por trás das obras musicais? Então você vai gostar de conhecer esses livros sobre teoria musical. Eles abordam temas variados, desde os fundamentos da notação e da harmonia até as inovações da música atonal e dodecafônica. Além disso, eles são escritos por autores renomados e experientes no assunto, que explicam os conteúdos de forma clara e didática. Confira a seguir os livros que selecionamos para você e aproveite para ampliar seus conhecimentos musicais!

  • Apoteose de Schoenberg: Tratado Sobre as Entidades Harmônicas, de Flo Menezes. Este livro é um estudo aprofundado sobre a teoria harmônica do compositor austríaco Arnold Schoenberg, considerado um dos pioneiros da música atonal e dodecafônica. O livro foi publicado em 2023 pela Ateliê Editorial.
  • Teoria musical: Lições essenciais, de Luciano Alves. Este livro é um guia prático e didático para quem quer aprender os conceitos básicos da teoria musical, como notação, intervalos, escalas, acordes, cifras e ritmo. O livro foi publicado em 2020 pela Irmãos Vitale.
  • Teoria da Música, de Bohumil Med. Este livro é uma obra de referência para quem quer conhecer teoria musical. Ele aborda temas como harmonia, contraponto, análise, forma e estilo musical, com exemplos de diversas épocas e gêneros musicais. O livro foi publicado em 2017 pela APGIQ.
  • O Ciclo das Quintas Para Guitarristas: Aprenda e Aplique a Teoria Musical para Guitarristas, de Joseph Alexander. Este livro é um manual prático para guitarristas que querem dominar o ciclo das quintas, um conceito fundamental para entender a relação entre as notas e os acordes na música. O livro foi publicado em 2019 pela Fundamental Changes.
  • Teoria musical para crianças, de Olga Xavier de Oliveira. Este livro é uma introdução lúdica e divertida à teoria musical para crianças. Ele usa ilustrações, jogos e atividades para ensinar os elementos básicos da música, como som, ritmo, melodia e harmonia. O livro foi publicado em 2020 pela Irmãos Vitale.

Espero que esses livros sejam úteis para você. Se você quiser saber mais sobre algum deles, basta me perguntar. 😉