Sobre

Mostra Universitária de Artes: Arte Sul Coexistir, projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), é um evento de formato expositivo; dedicado à promoção, divulgação e reflexão crítica de trabalhos artísticos; destinado à sociedade como estratégia de formação de público à arte e à cultura.

Mostra Universitária de Artes: Arte Sul Coexistir, 2018, possui como tema o emergencial estado da coexistência, formatando um significativo instrumento, método, para se pensar a arte acadêmica na sociedade contemporânea, contexto de um mundo complexo e repleto de contradições.

Mostra Universitária de Artes: Arte Sul Coexistir, com a proposta de apresentar a diversidade da produção artística e cultural produzida pelas Universidades Federais sediadas no interior do estado do Rio Grande do Sul, em seus âmbitos acadêmicos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visa à promoção, circulação e formação de público para as manifestações artísticas e culturais e, consequentemente, para a integração entre artistas e sociedade.

Mostra Universitária de Artes: Arte Sul Coexistir desenvolve-se a partir da seleção de artistas  de cada instituição envolvida. Praticada com autonomia, as escolhas respeitaram critérios específicos, pautados pelas especificidades das obras e a infra-estrutura dos espaços disponíveis. O evento conta com duas modalidades formativas: conferencias sobre o tema “A Formação do Artista no Âmbito Acadêmico” e de visitação guiada que pode ser pré-agendada.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, como proponente da proposta, em nome da UFPel, convida a comunidade para participar dessa Mostra Universitária de Artes: Arte Sul Coexistir.