A comissão do II Seminário Ensino de Arte divulga os horários e locais das comunicações.
Todas as comunicações começarão as 9h na Faculdade de Educação no dia 25 de agosto de 2011.
Grato a atenção de todos.
Segue abaixo os horários e as salas que serão feitas as comunicações.
SALA 251 – FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FaE
Coordenadora : Fabiane Tejada da Silveira
08:20 – Adriana Nunes, Jandira D. S. Brito; Hélcio Fernandes Barbosa Júnior; Tainara U. Freitas (apresentadores), Taís Ferreira, Maicon Fernando Oliveira Barbosa
Teatrando no PIBID
08:40 – Andressa Lopes
O Projeto teatro nas escolas: Na escola especial Alfredo Dub.
09:00 – Bianca Ebeling Barbosa, Graziele Soares de Barros, Vanessa Caldeira Leite
Jogando com o corpo disciplinando
09:20 – Carolina Ferreira, Hélcio Fernandes, Lucia Berndt e Murilo Furlan
Subsídios para a Formação de um Grupo de Teatro na Escola.
09:40 – Dionata Oliveira Lopes
Projeto Teatro nas escolas : Construindo uma escola aberta para a Arte e Cultura
10:00 – Fabiane Tejada da Silveira, Célio dos Santos Soares Jr., Lucia Elaine Carvalho Berndt
O diálogo do Espect-Ator: Experiências no Projeto Teatro do Oprimido na Comunidade.
10:20 – Janaína Enck
Arte para ver a alma: a contribuição da arte no centro de atenção psicossocial (CAPS) de Maravilha-SC
10:40 – Mara Rosana Leston Cezar
“Ondina em defesa das águas” – O teatro do oprimido como ferramenta pra uma educação ambiental dialógica.
e
11:00 – Mara Rosana Leston Cezar
A produção cinematográfica em sala de aula como mediadora do processo de emancipação e assunção identitária do educando: Relato de experiências em oficinas de Arte-Educação.
11:20- Taís Chaves Prestes, Gustavo Duarte
A contribuição do Homem para a dança
SALA 252 – FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FaE
Coordenador : Me. Eleonora Campos da Motta Santos
08:20 – Amanda Ribeiro Corrêa
Um olha de fora – análise do contexto escolar a partir de experiências vivenciadas nas práticas de estágio do curso de Artes Visuais – Modalidade Licenciatura, UFPel
08:40 – Ângela Maria Ferreira Garcia
O ensino de artes nas séries iniciais da rede pública estadual de Pelotas – RS.
09:00 – Cristine Tedesco
História e Artes: Possibilidades de ensino
09:20 – Daniela da Cruz Schneider
Arte-conhecimento-acontecimento: a imagem como lugar de encontro
09:40 – Dihony Corrêa
Experiência de práticas e envolvimento: O trabalho com a História e Arte na perspectiva de superação das metodologias tradicionais na escola.
10:00 -Elair Grimmler da Rocha
Educação Estética e Ensino de Arte
10:20 – Franciele Serpa e Eleonora Santos
Aulas no Quilombo das Artes: minha experiência
10:40 – Jaílson Valentim dos Santos, André Winter Noble, Joelma Santos Castilhos e Magda Gisela Cruz dos Santos
O desenho e sua dimensão pedagógica: possíveis abordagens no ensino fundamental
11:00 – Luciana Lima Batista, Verônica da Silva Cunha Cavati
Metodologias para o Ensino da Arte – Explorando o mundo do possível.
SALA 253 – FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FaE
Coordenador: Me. Eduarda Azevedo Gonçalves
08:20 – Adriane Schrage Wächter
A presença do gênero Natureza-Morta nas obras dos Artistas Jean Baptiste Debret. Antia Malfatti e Regina Silveira em perspectivacomparada: Uma reflexão sobre a História da Arte no Brasil
08:40 – Eva Regina E. V. Lemos e Ângela Maria F. Garcia
Transdisciplinaridade na concepção de Morin
09:00 – Francesca Batista de Azevedo
O Padre e a Moça vão à escola: uma confissão do cinema e da literatura
09:20 – Juliano Silva Petitot
Conhecer o design como forma de aproximação com a cultura visual
09:40 – Letícia Brito e Tamires Xavier Soares
As Mudanças nas Entrelinhas da Arte: DO MEDIEVO À MODERNIDADE”
10:00 – Lílian Aires Schwanz e Amanda Ribeiro Corrêa
Sensibilização do olhar no ensino da arte: uma experiência com novas mídias.
10:20 – Luana Alt, Erika Romaniuk, Morgana Santos e Eduarda Gonçalves
Projeto Rumos Artes Visuais: Cartografia de um curador em Pelotas.
10:40 – Paula Pereira Pinto
Experiência Estética e estésica com Crianças: a importância da Sensibilização pela arte.
11:00 -Tiarles Macedo Rodeghiero
O RPG na educação: Uma atividade possível para o professor de arte do ensino médio em uma escola pública federal de Pelotas?