Edital Exposição Transgressões de Pandora

cartaz-para-chamada-exposicao-rgb-2


Faça sua inscrição AQUI


O V SIGAM Simpósio Internacional Gênero, Arte e Memória  comunica que se encontram abertas, de 08 de setembro a 06 de novembro as inscrições para participar da Exposição que integra as atividades do evento, na Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil, no período de 23 a 25 de novembro de 2016, com a finalidade de dar a ver poéticas que se instauram em torno de identidades, iconologias e discursos entabulados pelo feminismo e ativismo de gênero, nas diferentes linguagens artísticas. Transgressões de Pandora pretende se constituir como um espaço para a fruição e mediação dessa produção artística emergente na região e no cenário internacional, que subverte normas e hegemonias para expandir subjetividades e afetos.

Regulamento:

Participação:

  1. Poderão participar da seleção proponentes locais, regionais, nacionais e internacionais.
  2. O V SIGAM Simpósio Internacional Gênero, Arte e Memória fornecerá certificados de participação às/aos artistas / proponentes selecionadas/os/xs.

 Inscrição:

  1. Serão aceitas inscrições de até 03 (três) propostas por artista.
  2. Para a seleção, poderão ser enviadas propostas de desenho, pintura, gravura, escultura, fotografia, vídeo, performance, instalação, ação, interferência, ou qualquer linguagem que não comprometa a integridade física do espaço expositivo.
  3. As inscrições deverão ser realizadas online no seguinte endereço eletrônico https://wp.ufpel.edu.br/artenaescola/formulario-exposicao/. Deverão ser anexadas informações que contenham o seguinte material:
    a) Minicurrículo das atividades artísticas, culturais e/ou de pesquisa.
    b) Imagens digitalizadas da(s) proposta(s), identificadas com o nome da/o/x autor(as/es/xs), título, ano de realização, técnica, dimensões, assim como o objetivo, justificativa e conceitos trabalhados e ou demais especificações para montagens especiais.
    c) Não serão aceitos CD’s, DVD’s ou quaisquer dispositivos físicos, para a etapa de seleção.
  4. As/os/xs proponentes serão notificadas/os sobre o recebimento da sua inscrição. Contudo, a/o/x proponente é responsável pelo adequado funcionamento do link e definição da(s) imagem(ns) durante o processo seletivo – apenas concorrerão as propostas que puderem ser adequadamente visualizadas pela Comissão.
  5. Instalações, intervenções ou trabalhos de montagem especial e performances deverão ser acompanhados de memorial descritivo contendo todos os elementos necessários para sua apresentação e montagem. As/os/xs proponentes deverão enviar as informações na forma especificada no item 3 deste edital. Obriga-se às/os/xs proponentes destas modalidades fornecerem equipamento especial, como laptops, monitores, telas, cabos, datashow ou eventuais equipamentos multimídias, que serão de inteira responsabilidade das/os autores proponentes, no transporte e, durante período de exposição (disponível no cronograma deste edital).
  6. Projetos para intervenções no Centro de Arte poderão ser inscritos, ficando sob inteira responsabilidade da/o/x proponente a montagem e desmontagem dos trabalhos, bem como a viabilização dos materiais e equipamentos necessários para a realização dos mesmos, garantindo a integridade física e segurança.

Seleção:

  1. As obras serão avaliadas por uma Comissão Julgadora, soberana em suas decisões, podendo ser selecionadas ou não.
  2. Os trabalhos serão selecionados no período de 03 a 08 de novembro de 2016.
  3. Os trabalhos aprovados pela Comissão terão seus/suas/sxs proponentes comunicados por correspondência eletrônica, no dia 08 de novembro de 2016. A lista das/dos/dxs artistas/proponentes selecionadas/os/xs será publicada no site do V SIGAM Simpósio Internacional Gênero, Arte e Memória .

Transporte dos trabalhos:

  1. As/os/xs artistas deverão enviar os trabalhos selecionados durante o período de 09 de junho a 14 de novembro de 2016, acompanhados de nota fiscal avulsa (se enviados por Transportadora). Os trabalhos deverão ser acondicionados em embalagens apropriadas, que possibilitem sua reutilização e garantam segurança no retorno.
  2. As despesas de envio e retorno das obras correm por conta da/o proponente. As/os artistas se responsabilizam pela contratação da Transportadora e pelos custos de entrega e de retirada das obras.
  3. Apenas durante o período indicado de 09 a 14 de novembro de 2016 serão recebidos os trabalhos.
  4. O V SIGAM Simpósio Internacional Gênero, Arte e Memória fica isento de qualquer responsabilidade por eventuais danos ocorridos às obras enviadas, durante o transporte e período de exposição.
  5. Os trabalhos que não forem enviados durante o período discriminado, não poderão fazer parte do V SIGAM Simpósio Internacional Gênero, Arte e Memória.
  6. No caso de projetos de autoria coletiva, indicar um/a representante para que possa ser contatado/a quando for necessário.
  7. As/os artistas selecionadas/os deverão retirar suas obras a partir do final do evento até o dia 30 de novembro de 2016.
  8. As obras não retiradas dentro dos prazos indicados serão consideradas como abandonadas e o V SIGAM Simpósio Internacional Gênero, Arte e Memória se reserva o direito de lhes dar o destino que julgar necessário.
  9. A exposição acontecerá nos espaços do Centro de Arte, da Universidade Federal de Pelotas. Envio e retirada das obras: em horário comercial: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h na sala 317 do prédio 1 do Centro de Arte. As datas para o envio e retirada das obras, assim como o endereço, serão comunicados via e-mail às/aos/axs artistas selecionadas/os/xs.
  10. Informações pelo telefone (55 53 32845513) ou pelo link: https://wp.ufpel.edu.br/artenaescola/contato-v-sigam/

Exposição:

  1. O período da exposição do V SIGAM Simpósio Internacional Gênero, Arte e Memória é de 23 a 25 de novembro de 2016.
  2. O plano de exposição é de responsabilidade exclusiva da Curadoria.
  3. A/o/x artista participante com trabalho de instalação ou interferência deverá se responsabilizar pela montagem da sua proposta, cabendo a ela/ele/x os custos do seu deslocamento: da passagem (ida/volta) no local da exposição, hospedagem e alimentação. Em caso de impossibilidade de deslocamento, deverá enviar croquis de montagem.
  4. O projeto gráfico do convite do evento será realizado pela Comissão Organizadora do V SIGAM.
  5. A organização do evento não se responsabiliza por eventuais danos que possam ocorrer às obras e equipes multimídia fornecidas pelas/os participantes selecionadas/os. Caso haja necessidade, a/o/x artista deverá providenciar seguro.
  6. As imagens de todos os trabalhos selecionados poderão ser utilizadas livremente para fins de pesquisa ou de divulgação da Exposição ou das/os/xs artistas.
  7. A/o/x artista, ao se inscrever, aceita as condições e os termos deste Edital. Casos omissos serão analisados pela Comissão Organizadora. A Comissão Julgadora é soberana e reserva-se o direito de não selecionar qualquer proposta.

Cronograma:

  • Inscrições: 08 de setembro a 30 de outubro de 2016
  • Seleção de trabalhos: 03 a 08 de novembro de 2016
  • Resultado da seleção: 08 de novembro de 2016
  • Envio de trabalhos selecionados: 09 a 14 de novembro de 2016
  • Abertura: 23 de novembro de 2016
  • Encerramento: 25 de novembro de 2016
  • Retirada dos trabalhos selecionados: 25 a 30 de novembro de 2016

Comissão Julgadora:

Nádia Senna

José Luiz de Pellegrin

Helene Sacco

Pelotas, 08 de setembro de 2016.

Nádia Senna

Ursula Rosa da Silva