Ações de extensão

    Desde 2007 a área de apicultura, através do coordenador Prof. Jerri Zanusso realiza atividades de extensão, com os objetivos de aproximar a comunidade acadêmica com o meio produtivo e de aprimorar as técnicas utilizadas pelos apicultores, assim como desenvolver estudos que permitam traçar um diagnóstico que aponte os gargalos da organização da cadeia apícola, afim de buscarmos alternativas que agreguem valor aos produtos e que tragam satisfação e renda aos produtores atendidos.

   Em 2008, através de nossa ação conjunta com a Federação apícola do RS (FARGS), EMBRAPA e  EMATER, viabilizamos a realização do Encontro estadual de Apicultura  na cidade de Pelotas, RS. (http://www.cpact.embrapa.br/eventos/2008/seminario_apicultura/).

   Desde 2010 o projeto intitulado “Núcleo de capacitação profissional e fomento da apicultura” é mantido pelo coordenador da área, atingindo suas metas e ampliando suas ações.

   Em 2014, através do Arranjo Produtivo Local, que tem na governança a UFPEL, o CAPA, EMATER, EMBRAPA, entre outras instituições, foram realizadas ações regionais importantes, como:

– Concurso de qualidade do mel da COOMELPO (Pedro Osório, RS);

– Inauguração da casa do mel da COOMELPO;

– Apresentações e debates com os apicultores da COOMELPO;

– Reuniões sobre a organização da cadeia produtiva;

– Planejamento e submissão de propostas de pesquisa em conjunto com a EMBRAPA, sob a liderança do pesq. Dr. Luis Fernando Wolff.

– Estudo sobre a organização da cadeia produtiva do mel, da metade sul do RS, apresentado no Congresso de Extensão Rural -PREC/UFPEL (https://wp.ufpel.edu.br/congressoextensao/files/2015/03/AnaisCEC2014.pdf), p.761-763.

   Em 2015 a área de apicultura compõe o Programa de Extensão Universitária-PROEXT, com a proposta: “Inclusão da agricultura familiar em situação de extrema pobreza da mesorregião da metade sul do RS, no contexto agroindustrial da UFPEL.”, sob coordenação da prof.a Rosane Elvira F. Nardes da Fac. de Nutrição, visando utilizar o Centro Agropecuário da Palma (C.A.P.) como cenário para a capacitação de recursos humanos. 

  O Entreposto de mel e cera do CAP teve sua planta aprovada pela inspetoria veterinária do município do Capão do Leão, RS e deverá ainda em 2015 sofrer as reformas necessárias para o seu funcionamento.

 COOMELPO1 (2)Bolsista do PROBEC, Bruno Noronhas Hasse, na abertura do Concurso

municipal de qualidade do mel Pedro Osório, RS). (Autor, Zanusso, 2014).

CAM00326Debates promovidos pelo APL, com a apresentação do presidente da COOMELCA,

no município de Pedro Osório, RS. (Autor: Zanusso, 2014).

CAM00327Inauguração da casa do mel da COOMELPO (Pedro Osório, RS). (Autor: Zanusso, 2014).