Revista Mensagem doce n. 152

A revista Mensagem Doce é uma publicação da APACAME. Nosso objetivo é divulgar os trabalhos deta importante entidade. Assinaturas devem ser consultadas no site: www.apacame.org.br

Mensagem Doce n. 152 (Julho/2019)

Dia do apicultor

Parabenizamos todos aqueles que atuam na cadeia apícola!

O apicultor brasileiro está de luto pela morte de suas abelhas. Apesar disso, segue firme na defesa de nossas aliadas na produção de alimentos!

Conheça a campanha: “Sem abelha, sem alimento

 

 

Dia do apicultor e IV Concurso regional de qualidade do mel

A EMATER regional-Pelotas, em parceria com seus colaboradores, realizará no dia 22 de maio (dia do apicultor), o IV Concurso regional de qualidade do mel.

O evento ocorrerá no centro de eventos de Cerrito Alegre, 3º Distrito de Pelotas-RS.

Boas vindas!

Turma 2019/2: sejam bem-vindos a mais um semestre e a uma das disciplinas “mais doces da UFPEL”!

A cada semestre proponho atividades que visam aproximá-los da realidade profissional e com isso espero despertar o interesse pela área.

Teremos um semestre favorável, iniciando-se a primavera e com previsão de inauguração da caso do mel no Centro Agropecuário da Palma. Enfim, só resta desejar para nós, um semestre muito produtivo e repleto de realizações!

Grande abraço do prof.!

Exportação de mel brasileiro bate recorde

As exportações de mel brasileiro, no período de janeiro a maio de 2014 superaram as do mesmo período, em 2013, em 96,8% em valor e 68,3% em volume.

O principal destino para nosso mel foi os USA (82,7% do total, ou 9.838 T), seguido do Canadá, Reino Unido e Alemanha. Os principais estados exportadores foram SP, SC, PR e RS.

Fonte: Gustavo Cuba/ABEMEL (www.abemel.com.br).

LOGOSABEMEL

Arranjo Produtivo Local (APL) – MEL

APL

 

     O Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais (CAPLs) responde às prioridades estratégicas do plano de governo estadual, notadamente às associadas ao desenvolvimento econômico, desenvolvimento regional, cadeias produtivas locais e regionais, crescimento, ampliação dos investimentos e cooperação.

    Entende-se por APL um recorte concentrado de um segmento econômico de caráter essencialmente territorial e de cooperação público-privada. Pressupõe auto-organização e cooperação. Gera ganhos econômicos, que podem ser sociais, e vantagens para diversificar a economia. Possui interfaces internas e externas à sua região de atuação.

   Municípios participantes no APL – MEL: Arroio do Padre, Canguçu, Herval, Pedro Osório, Pelotas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.

  A UFPEL atua na gestão do APL – Alimentos na região Sul, em conjunto com outras entidades. Para obter mais informações, acesse:

http://www.aplalimentosul.org.br/Pagina/13/Cadeia-do-Mel

Senha para acesso às aulas

Devido à perda da propriedade intelectual das aulas preparadas, em sua maioria com material próprio, o acesso à esta àrea restrita somente será possível com senha a ser fornecida em sala de aula.

Grato pela compreensão.

Prof. Jerri T. Zanusso

Desaparecimento das abelhas – mitos e verdades

Desde 2006 os meios de comunicação anunciaram um fato estarrecedor, o “desaparecimento” de abelhas. Algumas notícias mais alarmistas geraram pânico na população e apresentaram hipóteses descabidas para explicar tal fenômeno.

Até o presente momento, os relatórios emitidos pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) e estudos de algumas Universidades européias e americanas apontam várias possíveis causas para a mortalidade das abelhas Apis mellifera, como intoxicação, mudanças climáticas e problemas de manejo (alimentação, troca de rainhas, etc).

Abaixo segue link para uma recente reportagem publicada na revista “Problemas brasileiros“, do SESC-SP e uma apresentação de palestra proferida pelo prof. Jerri Zanusso, baseada em estudos e dados científicos atuais (acessar).

Esperamos desta forma dar a real dimensão do problema e esclarecer a população em geral.

Campanha nacional divulga os benefícios do consumo de mel

 A Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), com o apoio do SEBRAE e do Banco do Brasil lançou a campanha “Meu dia pede mel”, divulgando os benefícios do consumo de mel e auxiliando na expansão do setor apícola.

A campanha pode ser vista no site: www.meudiapedemel.com.br