Encerramento do I SISSA no mês de Junho

No dia 4 e 5 de Junho de 2018, ocorreu o I Seminário Internacional de Saneamento e Saúde Ambiental: Desafios em Bacias Hidrográficas Transfronteiriças (I SISSA). O Evento realizou-se no Auditório da Faculdade de Direito/UFPel, e contou com a participação de diversas autoridades, Pesquisadores e Professores na Área de Gestão Ambiental, Engenharia Hídrica, Relações Internacionais, entre outros. A Fundação Oswaldo Cruz/Escola Nacional de Saúde Pública e a Delegação Uruguaia da Comissão Mista da Lagoa Mirim (DU-CLM), também estiveram presentes em ambos os dias de Evento, colaborando com importantes informações acerca do tema tratado.

O primeiro dia de Evento foi sediado por autoridades do Governo brasileiro como representante do Ministério das Relações Exteriores (MRE) o Exmo. Sr. Diplomata Marcelo Cid Laraburu Nascimento, do governo uruguaio pelo Exmo. Sr. Pablo Bayarres, Cônsul da República Oriental do Uruguai, presente também o Reitor da Universidade Federal de Pelotas – UFPel  Exmo. Sr. Pedro Hallal, o Presidente do Comitê de Bacias da Lagoa Mirim, Eng. André Luiz de Oliveira, o Diretor da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim – UFPel, Gilberto Collares e do coordenador do Seminário, Maurício Pinto da Silva, atual professor do Curso de Gestão Ambiental da UFPel. O Painel disponibilizado para debate, incluía questões sobre o Contexto socioambiental na Bacia Hidrográfica Transfronteiriça Mirim – São Gonçalo: antecedentes e desafios, intermediada por brasileiros e uruguaios. O Eng. Gustavo Guarino, representante da Comissão Uruguai-Brasil para o Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim, foi um dos debatedores esperados para este primeiro Painel.

No segundo dia, dia 05/06, no Dia Internacional do Meio Ambiente, o Painel em debate abordava a temática de Planejamento, Gestão e Tecnologia em Saneamento Ambiental e contou com a participação de Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz/Escola Nacional de Saúde Pública/Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental. Entre eles estavam a Profa. Debora Cynamom Kligerman, PPG em Saúde Pública e Meio Ambiente, havia também o Prof. Jaime Lopes da Mota Oliveira e a Profa. Rafaela Facchetti Asumpção.

Informamos que a entrega de Certificados de Participação do Seminário, será feita via e-mail cadastrado nos dias do Evento, com o prazo de envio de duas semanas.