Em busca de cooperação, ALM realiza visita oficial ao Uruguai

Nos dia 5 e 6 de abril de 2018, integrantes da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM) estiveram em visita oficial ao Uruguai,  para reuniões com a  Delegação Uruguaia da Comissão Mista da Lagoa Mirim (DU-CLM). O encontro, realizado na cidade de Treinta y Tres, contou com a presença do Diretor da ALM, Professor Bruno Muller Vieira, acompanhado pelo Coordenador de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (CRinter/UFPel), professor Maximiliano Cenci e do assessor da Reitoria da UFPel, professor Gilberto Collares.

A comitiva foi recebida pelo engenheiro agrônomo Gustavo Guarino, atual presidente da DU-CLM, além  dos representantes do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai, do Ministério da Bovinocultura, Agricultura, de prefeituras e órgãos locais convidados.

Entre as temáticas tratadas, estiveram a normalização das reuniões CLM, que não tem se reunido pela falta de nomeação de delegados em nível de Governo Federal Brasileiro, propostas de colaboração em projetos, estreitamento de pesquisas acadêmicas e maior coordenação de ações.

Na ocasião, o diretor da ALM, professor Bruno Vieira, fez uma apresentação da estrutura da ALM e projetos que vem sendo desenvolvidos. O professor Gilberto Collares, por sua vez, relatou  o avanço nas pesquisa de levantamentos batimétricos preliminares no canal de São Gonçalo e Lagoa Mirim, projeto que ele coordena.

Em sua intervenção, o representante do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai, Sub-diretor de Fronteira Jorge Pouy, informou que foram realizadas gestões oficiais para conseguir concretizar as nomeações para a CLM o quanto antes. Além disso, relatou a a inquietude dos delegados uruguaios da CLM em saber a data do chamado à licitação referente a dragagem do canal do Sangradouro, parte da planejada Hidrovia Brasil-Uruguai.

Ao final dos encontros, os representantes registraram em ata a importância de coordenar as ações no âmbito do Brasil e Uruguai, no que se refere ao território da Lagoa Mirim, bem como a busca por cooperação com instituições internacionais de integração, como Corporação Andina de Fomento (CAF), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a União Europeia. Ficou acertado ainda a visita dos integrantes da DU-CLM  à cidade de Pelotas no mês de maio.