V EICS

Apresentação
Os Programas de Pós-Graduação em Antropologia, Ciência Política e Sociologia da UFPel têm o prazer de convidar a comunidade científica – instituições de ensino superior, de pesquisa, e de extensão, públicas ou privadas, para participarem do V EICS – Encontro Internacional de Ciências Sociais. O Evento tem ocorrido a cada dois anos, desde 2008, com exceção da presente edição, cuja periodicidade se estendeu para a adequação do calendário do evento junto ao primeiro semestre de 2017. O crescente sucesso do evento tem encorajado a sua continuidade, tornando-se hoje mais um polo produtor e disseminador de conhecimento, agregando pesquisadores de todo o país e do exterior.

Temática do evento
O objetivo do V Encontro Internacional em Ciências Sociais é o de promover um amplo e profundo debate sobre a situação atual da democracia e de seus dilemas na sua expressão contemporânea, em especial nas sociedades que apresentam uma adesão recente ao sistema democrático. A intensificação das práticas democráticas está produzindo mudanças importantes, desde o aprofundamento da participação popular nos processos de governo até a crescente influência da relação local/global na constituição institucional e na definição de dinâmicas socioculturais que passaram a forjar essas sociedades.  A realidade da internacionalização gerou crises e trouxe desafios importantes para se pensar as dinâmicas socioculturais e as relações de poder que pressionam e reconfiguram a realidade das nações.  As sociedades estão cada vez mais influenciadas por uma agenda global e as instituições, tanto as de mercado como as estatais, passam a compartilhar cada vez mais dessas referências globais para a sua constituição, ao mesmo tempo em que mostram um pluralismo crescente em suas relações.

Porém, essas transformações precisam ser percebidas através das tensões que elas desencadeiam, não perdendo de vista que, mais do que imagens idealizadas, o que nos dá o sentido da realidade de uma sociedade é a compreensão dos elementos e dos processos históricos e culturais de efetivação desta mesma realidade. A presença das assimetrias próprias às estruturas hierárquicas tradicionais impõe dificuldades para a configuração de práticas igualitárias, em sociedades com forte tradição autoritária em suas relações de poder. Impasses na construção da cidadania, nas suas diversas possibilidades, e no desenvolvimento de processos participativos obstaculizam relações mais horizontais e o estabelecimento de um efetivo poder democrático.

As instituições mostram dificuldades em forjar sentidos de ordem e de justiça que sejam percebidos pelos atores sociais como legitimamente democráticos, trazendo sérios riscos para a institucionalização do Estado de direito.  Diante deste cenário, diversas interpretações propõem soluções, desde o aprofundamento das relações democráticas até o estabelecimento de fundamentalismos de variadas ordens. O V Encontro Internacional de Ciências Sociais convida para a construção de conhecimentos sobre estas questões, debatendo essa realidade desafiadora, forjando novos conceitos, revendo categorias, a fim de ampliar o entendimento deste momento de crise e propor caminhos que vislumbrem a possibilidade de uma sociedade mais justa.

Acesse o Edital para Grupos de Trabalho: Aqui
Edital de Retificação de Seleção de GTs do V EICS: Aqui