Museu Antropológico Diretor Pestana – MADP

O Museu Antropológico Diretor Pestana – MADP, mantido pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado – Fidene, foi criado em 25 de maio de 1961, junto ao Centro de Estudos e Pesquisas Sociais da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí – FAFI, tendo como objetivo resgatar e preservar a memória regional, promover a cultura, a educação e o lazer.

Constituir-se em “síntese da evolução da região pela mão do nosso homem…” era, segundo seus fundadores, o objetivo a ser perseguido. Buscando concretizar este objetivo, o Museu preserva tanto documentos textuais, bibliográficos e iconográficos como museais, permitindo assim o resgate e a preservação da memória de forma globalizada e a disponibilização do acervo aos pesquisadores, através das Divisões de Museologia, Documentação e Imagem e Som.

A Divisão da Imagem e Som é composta pela documentação relacionada à fotografia, postais, discos, fitas, filmes e vídeos. A organização das fotografias, nesta Divisão, obedece aos critérios da classificação por assunto, em que os acervos são organizados em arquivos e coleções, os quais remetem a classificação do assunto à Generalidades; Genealogia; Comunicação e Transporte; Economia; Educação e Cultura; Vida Social, Esporte e Lazer; Política e Administração Pública; Religião; Saúde, Previdência e Assistência Social, e em um segundo momento Arquitetura e Interiores; Atividades Acadêmicas; Atividades de Extensão; Atividades de Pesquisa; Atos Oficiais; Esportes; Eventos; Pessoal; Patrimônio / Segurança.

O acervo subdivide-se em: Arquivo FIDENE, Cooperativismo, Sindicalismo, Regional, Indígena, Nacional e Arquivo Ijuí composto também pelas Coleções Beck, Jaunsem, Germano Gieseler, Foto Bandeira, Jornal da Manhã e Ildo Weich.

O Arquivo Fotográfico do MADP é constituído por cerca de 300 mil imagens, sendo as positivas, em grande parte, tecnicamente classificadas e organizadas. Encontra-se ainda uma expressiva quantidade de negativos de vidro, em torno de 14 mil, acervo este considerado um dos maiores do Brasil.

Funcionamento:
Segunda à Sexta – feira das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. Horários diferenciados mediante agendamento.

Museu Antropológico Diretor Pestana:
Rua Germano Gressler, 96, Bairro São Geraldo
CEP 98700-000 – Ijuí/RS – Brasil
Telefones: (55) 3332-0257 / 3332-0243
E-mail: madp@unijui.edu.br; madppesquisa@unijui.edu.br

Site do Museu: www.unijui.edu.br/madp