UFPel mostra projetos da Eclusa para técnicos do Ministério dos Transportes

A Universidade está recebendo a visita de dois técnicos do Ministério dos Transportes que vieram conhecer in loco a situação da Barragem Eclusa do São Gonçalo, sob a administração da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM) da UFPel. O diretor do Departamento de Programas de Transportes Aquaviários do Ministério, Paulo Sérgio Souza, e o engenheiro Wilson Coelho Filho, também do MT, estão sendo recepcionados pelo diretor da ALM, Gilson Porciúncula, e pela equipe técnica da Agência. Na tarde desta quarta-feira (16), o reitor Mauro Del Pino participou de reunião com os dois, na sede da ALM, quando foram apresentados projetos de operacionalização, manutenção e revitalização da Barragem.

Tramitam no Ministério, desde setembro de 2015, dois projetos relativos à Barragem, protocolados no órgão pela ALM. O primeiro, de operacionalização e manutenção, num total de R$ 3,2 milhões para dois anos, ganhoustatus de prioridade no Ministério e a ideia é que seja assinado um Termo de Cooperação que viabilize o trabalho. Esta proposta já passou por duas avaliações técnicas no Ministério. O outro projeto, de revitalização e no valor de R$ 8 milhões, conforme o diretor da ALM, está em stand by.

A preocupação da UFPel é que com a ativação da hidrovia Uruguai-Brasil a movimentação no São Gonçalo vai aumentar. Hoje a barragem faz quatro operações de eclusagem por dia, número que deverá crescer com a hidrovia. E o tempo de uso da barragem também é um fator que deve ser levado em conta, tem 39 anos.

Falando aos técnicos do Ministério, o reitor Mauro Del Pino ressaltou a importância da visita in loco e a necessidade de atendimento dos projetos. No encontro desta quarta à tarde, o diretor da ALM fez uma apresentação dos projetos protocolados no MT. Para a manhã desta quinta-feira, está prevista uma visita à Barragem, que fica junto ao campus Capão do Leão da UFPel.

Publicado em 16/03/2016, em Sem categoria.