O Núcleo

O núcleo fundado em 2012 é resultado da união de dois grupos de estudos o Grupo de estudos em comportamento dos animais de produção (GECAP) e o  Grupo de estudo em pastagens e plantas forrageiras (GEPAF), com o propósito de formar profissionais comprometidos com a sustentabilidade, rentabilidade e principalmente com o respeito aos animais de produção, visando demonstrar que eficiência e economicidade podem caminhar juntas, para que a lucratividade seja da cadeia produtiva e não concentrada e setorizada.

Frente as atuais demandas não se pode mais considerar sistema de produção animal, cadeia produtiva, padrões comportamentais, sem destacar o conceito de bem-estar na produção. Diante disso, o uso de tecnologia da informação, técnicas de modelagem, monitoramento por imagens, sensores e ativadores, podem melhorar o trabalho de modo a favorecer a acurácia das pesquisas e o desenvolvimento de sistemas especialistas para a tomada de decisões.

O futuro da produção de proteína animal depende, de como o sistema produtivo conduzirá os seguintes princípios: honestidade, disponibilidade de informações, rastreabilidade, segurança/qualidade e flexibilidade para mudanças. Indo de encontro a tudo isso, surge um novo conceito na produção de alimentos: “Monitoramento da Produção Animal” ou “Zootecnia de Precisão – ZOOPREC”.