Evento

Período de realização do evento:
18 e 19 de Setembro de 2018

Mais informações

Inscrições

Início: 01/06
Encerramento: 16/09

Mais informações

Submissão de trabalho

PRORROGADO
Período para submissão:
01/06 até 17/07

Mais informações

 

Apresentação

O XI Seminário Internacional de Educação Superior compõem o Projeto RIES/PRONEX/FAPERGS/CNPq e será realizado na Universidade Federal de Pelotas entre os dias 18 e 19 de setembro de 2018, abordando as práticas pedagógicas universitárias no cenário dos contextos emergentes.

Este evento dá continuidade aos dez anteriores realizados pela Rede RIES. Congrega IES públicas e privadas de abrangência nacional e internacional.

Vai discutir e debater propostas para os novos contextos que vêm caracterizando a educação superior na América Latina. Pretende dar respostas a questões centrais: Que movimentos/estratégias são produzidos nas IES frente às políticas de expansão, considerando o acesso, a persistência e o sucesso na educação superior? Que movimentos/estratégias os novos professores produzem para a constituição da sua profissionalidade docente na educação superior? Que movimentos/estratégias os novos estudantes, no contexto da expansão, produzem para o acesso, a persistência e o sucesso na educação superior? Que impactos se observa nas práticas pedagógicas? Que movimentos de produção do conhecimento estão sendo constituídos nas novas modalidades acadêmico organizativas das IES? Que redes de colaboração em pesquisa estão sendo formadas para ampliar a internacionalização?

O XI Seminário do PROJETO PRONEX/RIES objetiva tratar destas questões. Para tanto lançará mão da reflexão de pesquisadores e especialistas, bem como ouvirá a base investigativa representada por professores e estudantes de Cursos de Pós-Graduação.

O XI Seminário está organizado a partir dos seguintes Eixos:

  1. Prática pedagógica e internacionalização;
  2. Prática pedagógica e currículo;
  3. Prática pedagógica e a aula universitária;
  4. Prática pedagógica e a gestão acadêmica;
  5. Docência e contextos emergentes.

 

| Notícias

ATENÇÃO

A organização do evento comunica que haverá cota de 10 vagas de inscrições exclusivamente para estudantes atendidos pela PRAE/UFPel em condição de vulnerabilidade sócio-econômica (L1). Serão contempladas as dez primeiras inscrições.

Leia mais