Trabalhos de Conclusão

2018

ARAGÃO, Wesley Fróis. Brincando de Faz-de-Conta: A fábula como modelo de ação na encenação teatral positivando a identidade negra de crianças. 2018.

AVILA, Luciane dos Santos. Negritude e branquitude em cena: personagens negras na dramaturgia brasileira. 2018.

CAMPOS, Roberta Postale. Notas de uma professora-artista em formação sobre a pedagogia do ator. 2018.

CARVALHO, Higor Alencar. Elementos do drama numa escola montessoriana de Educação Infantil. 2018.

DUARTE, Thales. Investigação das metodologias de ensino de teatro utilizadas por egressos do Curso de Teatro da UFPel na educação infantil. 2018.

FARIAS, Marcela Bueno. Memória e Percurso: navegando entre o atuar e o educar. 2018.

FEIJÓ, Thalles Echeverry. EXPERIMENTO NORMA: a transcriação de uma obra fílmica para o teatro. 2018.

LEON, Felipe Cremonini. A preparação do ator de cinema: reflexões e relatos de um ator-professor-preparador. 2018.

MARIOT, Márcio Paim. O professor-personagem e suas relações no ensino de teatro para crianças. 2018.

PEROLA, Carlos Eduardo. Um Autista no Teatro: Reflexões autobiográficas e celebração da (neuro)diversidade. 2018.

PEREIRA, Mario Celso. O texto encenado: a relação dos discentes em Teatro-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas com a literatura dramática. 2018.

PESTANO, Daniele Almeida. Pulso: Processo e Abordagem em Espiral na formação do profissional de Educação em Teatro. 2018.

PORTO, Lucas Ulguim. O Teatro na escola pública: um campo de possibilidades. 2018.

RIVEIRO, Régis CaetanoA influência dos memes na construção social: leitura e possibilidades de transformação através do Teatro do Oprimido. 2018.

RUSCH, Germano Ribeiro. Dos Sinais à Cena: metodologias, práticas e vivências de um professor ouvinte de teatro no contexto surdo. 2018.

SILVA, Athila CassuriagaA arte da performance na educação: Um relato e uma proposta no ensino de Artes. 2018.

SILVA, Gustavo Brocker. O drama como método de ensino: análise e criação em um acampamento. 2018.

SILVA, Marco Antonio Duarte. O Teatro Negro Contemporâneo: estudo de estéticas afro-brasileiras a partir das montagens AfroMe e Exu – A Boca do Universo. 2018.

VIEGAS, Laís Souza. Realidade x Ficção: uma narrativa da prostituição a partir da literatura, teatro, cinema e a realidade das ruas. 2018.

WOCIECHOSKI, Darlan Pez. Metapesquisa em políticas culturais. 2018.

2017

BRITTO, Marlon Ribeiro. Lua de renda: a colcha de retalhos da intertextualidade na montagem do espetáculo. 2017.

COUTINHO, Amanda Cordeiro. CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM: relato de algumas experiências no teatro e em curtas-metragens da UFPel. 2017.

ECKERT, Grégori Rodrigues. Tutuzeando: uma experimentação sobre teatro ritualístico. 2017.

ESCOUTO, Carlos Roberto. Outros modelos de educação são possíveis: o teatro do oprimido como estratégia pedagógica para uma escola melhor. 2017. (publicação não autorizada)

FERNANDES, Cibele da Silva. A contação de histórias como estímulo para Formação de Espectadores. 2017.

GALINDO, Tais Dias. Teatro nas escolas: análise de duas práticas docentes de egressos da UFPel. 2017.

LAUZ, Viviane da Silva. Incestos e relações proibidas: uma análise da censura da peça “Álbum de Família” de Nelson Rodrigues. 2017.

LUZ, Raissa Bandeira da. TRANSCRIANDO CAIO: Processo de construção do monólogo “Os dragões não conhecem o paraíso”. 2017

MADEIRA JÚNIOR, Mário Ênio Lopes. Terra de Muitos Chegares: memórias de um processo criativo. 2017

PARANHOS, Juliana Ximenes. Uma experiência com Teatro do Oprimido na Comunidade para o despertar da consciência crítica. 2017.

ROSA, Tayla Costa. Uma experiência de criação teatral realizada no curso de Teatro Licenciatura na UFPel e suas características em comum com o processo colaborativo. 2017.

SILVA, Juliana Caroline. A representação da mulher na construção do processo de encenação teatral Ofélias. 2017.

SOUZA, Airton Marino Júnior. Teatro musical no Projeto Quilombo das Artes: possibilidades artísticas, pedagógicas e interdisciplinares a partir da montagem de “Matilda”. 2017.

VELASQUES, Melissa Rabelo. Botando o bufão pra fora: o processo de criação do bufão como possibilidade no ensino da linguagem teatral. 2017.

2016

PAVELACKI, Bernardo Perini. A Sociedade de Teatro de Pelotas (STEP) e seus Festivais (1962-1971): resgate de um projeto pioneiro na história teatral pelotense. 2016

REIS, Cleverson Ferreira. Adentrando o Ensino Não-Formal: Práticas de um professor de teatro iniciante. 2016.

2015

CARVALHO, Monique Alves. Dramaturgia sonora: um diálogo entre a teoria e a prática da utilização dos sons na cena. 2015.

D’ÁVILA JR., Francisco de Paulo. AÇÃO POLÍTICA NA CENA CONTEMPORÂNEA: um diálogo entre a história e o presente. 2015.

DEMUTTI, Anderson Morais. A experiência estética na JOGATINA: repercussões na educação de jovens espectadores de teatro. 2015.

GALHO, Lucas Ribeiro. O trágico em Anjo negro de Nelson Rodrigues e Combate de negro e de cães de Bernard-Marie Koltès: Possibilidades de leitura. 2015.

GARCIA, Ronaldo Luiz Caramão. Memórias de Espectadores de Teatro de Pelotas. 2015.

GASS, Juliano M. Bohn. Vestindo os “Invólucros” de Qorpo Santo: Contribuições Para Processos de Criação Cênica e Práticas Formativas. 2015.

LAGO, Lara Leivas. Reflexões sobre o processo de (auto)formação de uma Atriz- Licencianda em Teatro. 2015.

LEITE, Viviane Famil. Para uma poética teatral do frio: conjecturas de uma atriz a partir da Estética do frio de Vitor Ramil. 2015.

MALASPINA JR, Arthur. EXPERIMENTAÇÃO ATORAL entre as teorias do drama e o pós-drama: o heterogênero como gênero contemporâneo. 2015.

MARIANO, Everton de Lima. EXPERIENCIANDO O TEATRO COMUNITÁRIO: A função social do arte-educador comunitário. 2015.

MORAES, Gabrielle W. UM OLHAR SOBRE EMANCIPAÇÃO ATRAVÉS DA PRÁTICA TEATRAL NA ESCOLA. 2015

NOGUEIRA, Gabriel Almeida. Oficina de Teatro Down: Todos somos capazes de fazer tudo. 2015.

PORTELINHA, Fátima Zanetti. LÓRI NELSON, UM HOMEM ARTISTA: UMA VIDA DEDICADA À ARTE E À CULTURA. 2015.

PRADO, Carlos Eduardo de Oliveira. A contação de histórias como possibilidade de inserção do jogo teatral na escola. 2015

SILVA, João Henrique Walker. Impressões: o viver teatral. 2015.

SILVEIRA, Larissa Rosado. O TERAPÊUTICO NO TEATRO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE POSSIBILIDADES E LIMITES. 2015.

VIEIRA, Melissa de Sá Britto. Sobre corpos atuantes e vozes cantantes: impressões da prática do uso de exercícios vocais preparatórios para a voz cantada em cena. 2015.

ZANINI, Paula Buratti. Insegurança Emocional no Corpo-Voz: Experiências e Desafios da Emissão Vocal em Cena. 2015.

2014

BARROS, Graziele Soares. A educação problematizadora de Paulo Freire e o ensino de teatro na escola Raphael Brusque. 2014.

BRANDÃO, Paula da Cruz. MICHAEL CHEKHOV E SUA TÉCNICA PSICOFÍSICA DESAFIANDO OS SENTIDOS NO AMBIENTE ESCOLAR. 2014.

CARVALHO, Diego Fogassi. IDENTIDADE E PRÁXIS TEATRAL: IDENTIDADES EM CRIAÇÃO NA OFICINA DE TEATRO NA COMUNIDADE DE MONTE BONITO E NA FORMAÇÃO DO GRUPO VOCÊ SABE QUEM CIA DE TEATRO. 2014.

COLOMBY, Dagma. Oscarito: relato de caso de uma experiência de dezesseis anos em uma escola pública. 2014

COSTA, Hirina Renner. Reflexões Sobre Uma Experiência de Estágio caminhos em Neurociências para a Educação. 2014.

DIAS, Maurício Mezzomo. Teatro e libertação: O papel e lugar do corpo nos teatros de Boal e Zé Celso 2014.

DUARTE, Tatiana dos Santos. A performance em mim: um estudo metodológico para criação de ato performático partindo da Reperformance. 2014.

FERREIRA, Carolina Amaro. TEATRO E MEMÓRIA: ANÁLISE DE UM TRAJETO EM TEATRO. 2014.

FONSECA, Ândrea Guerreiro. Amador e Profissional no Teatro: reflexões a cerca de suas características e qualidades. 2014.

FREITAS, Ana Paula. Teatro Oficina e Bertolt Brecht: A atualidade do texto “Na Selva das Cidades”. 2014.

FREITAS, Tainara Urrutia. Oxum, Iansã e Iemanjá: as energias dos orixás na construção cênica do Teatro-Ritual. 2014.

FURLAN, Murilo Melloto. O Corpo Poético do Ator: Contribuições do Mimo Corporal para a preparação de atores no processo de criação do musical Hairspray em uma experiência acadêmica. 2014.

LEITE, Allan Luis Correia. O grito: entre a estesia e a expressão corporal. 2014.

LIMA, Flávio Gilberto dos S. de. Notas sobre o entendimento do Tanztheater. 2014

LUZ, Aline de Abreu. A Contação de Histórias e a Utilização de Jogos Teatrais na Sala de Aula Possibilidades para o Trabalho do Unidocente. 2014.

MOHAMMED, Francine Furtado Vieira. Olha o santo: entre o teatro acadêmico e o teatro popular. 2014.

PAIVA, Ana Laura Barros. Reflexão sobre a prática teatral no Projeto Rondon – Operação Canudos 2013: entre a permanência e a efemeridade. 2014.

PINTANEL, Elias de Oliveira. NARRATIVAS DE UM TRABALHO SOBRE SI MESMO. 2014.

SANTOS, Joanderson Floriano Gomes dos. O decolar dos corpos em cena: A valorização da expressão corporal dos surdos potencializada na criação cênica. 2014.

SCHINDEL, Fernanda de Castro. O DESENVOLVIMENTO DA PROPRIOCEPÇÃO NA PREPARAÇÃO CORPORAL DE ATORES ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE MIMO CORPORAL. 2014.

SILVA, Fernanda Heck da. Imagem e jogo: a fotografia como inspiração para a criação de cenas teatrais. 2014.

SOUZA, Juliana Barbachã. A CRIAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE BONECOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM TEATRAL DA CRIANÇA. 2014.

2013

BARBOSA, Bianca Ebeling. O Ensino de Teatro: a linguagem teatral e suas influências no desenvolvimento de aspectos da Psicomotricidade. 2013.

BRAGAMONTE, Laura Corrêa. O TEATRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Um estudo de caso na Escola Freinet. 2013

BRITO, Jandira Dias de Souza. EXPERIÊNCIA TEATRAL NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: DISCUTINDO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 2013

CORREA, Lívia Soares. Escutando, dialogando e “teatrando”: a importância dessas práticas nas ações educativas. 2013.

DUARTE, Ingrid Silva. Teatro, Técnica e Paciência: Diário de uma arte educadora em desespero. 2013.

LOPES, Dionata Oliveira. Projeto de extensão Teatro nas Escolas: Contribuindo na formação de alunos de séries Iniciais. 2013.

MACHADO, Nailê Silva. O GRIÔ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA TEATRAL. 2013

MORAES, Marina Chaves. A contribuição do fazer teatral na juventude para a constituição de adultos apreciadores de teatro. 2013

RANGEL, Roberta Pires. Corpos em formação: Um treinamento para a pré-expressividade com jovens do Ensino Médio. 2013

ROCHA, Rodrigo Mendes. O uso da prática de sensibilização contextual na criação do espetáculo de intervenção: Tabataba Portugal Tabataba Brasil – do contexto à obra. 2013.

SIERRA, Helen Meireles. Meu bufão, eu bufão: O personagem bufo no corpo do ator. 2013

VARGAS, Vagner de Souza. Ressonadores vocais associados a arquétipos para o trabalho do ator: Uma composição cênica sobre o mito de Prometeu. 2013

VAZ, Patrícia Antiqueira. Caras de Pau:Reflexões Sobre Um Grupo De Teatro Comunitário. 2013

VIEIRA, Lumilan Noda. EM BUSCA DA PRESENÇA CÊNICA: CONTRIBUIÇÕES DO MIMO CORPORAL DRAMÁTICO PARA A CORPOREIDADE DO ATOR. 2013.

2012

ANDRADE, Ana Alice Müller. O TEATRO PELOTENSE ENTRE 1974 E 1986: CRÔNICAS DE UMA ATRIZ. 2012.

BARBOSA JR., Hélcio Fernandes. O Caboclo da Umbanda e o arquétipo do Guerreiro: entrecruzamentos no trabalho do ator. 2012.

KUHN, Neusa Maria. TRAJETÓRIA ARTÍSTICA DE JOÃO BACHILLI: do Colégio Pedro Osório ao Grupo Tholl. 2012.

RODRIGUES, Maurício da Rosa. Núcleo de Teatro da UFPel: fazeres e desnudamento de si. 2012.

SILVA, Flávio Antônio Dornelles. Como nasce um Professor? Os Festivais de Teatro de Pelotas (1985-1989) e a Trajetória de Formação e Memórias de um ator-professor. 2012.

2011

BERNDT, Lucia Elaine Carvalho. COMO JOGAR? REFLEXÕES SOBRE UMA INEXPERIENTE EXPERIÊNCIA. 2011.

FABRES, Valéria Barragana. O fazer teatral na Escola Especial Professor Alfredo Dub: O uso da máscara com alunos surdos. 2011.

LIMA, Joice Ester Ayres. VALTER SOBREIRO JUNIOR, 50 ANOS DE TEATRO: PROCESSOS DE ENCENAÇÃO. 2011.

SILVA, Vanessa Martins. O JOGO DRAMÁTICO E O JOGO TEATRAL NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA 2011.

SOARES JR., Celio dos Santos. Teatro do Oprimido na Comunidade : á práxis em dois bairros periféricos da cidade de Pelotas. 2011.

TAVARES, Inácio Schardosim. Algumas imagens sobre teatro na educação. 2011.