Por Eduardo Ritter/Superávit Caseiro

A Receita Federal só disponibilizará todos os dados da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda (IR) a partir de terça-feira da próxima semana, dia 1º de abril. Até lá, quem quiser adiantar o envio precisará preencher manualmente os campos faltantes. A funcionalidade, criada em 2014, ganhou popularidade com a integração ao gov.br. Conforme dados da Receita, em 2023, 41% das declarações foram feitas dessa forma, e a expectativa para este ano é de 57%.

O supervisor do IR em São Paulo, Ricardo Ribeiro, explicou ao site G1 que a liberação escalonada ocorre por desafios técnicos. “Quem quiser pode preencher manualmente os dados que faltam. Mas quem esperar não será prejudicado na restituição, pois a pré-preenchida garante prioridade”, afirma. A Receita reforça a necessidade de conferir todas as informações antes do envio para evitar problemas com o Fisco.

Agenda do Imposto de Renda 2025

  • 17 de março: Início do período para envio da declaração do IR 2025.
  • 1º de abril: Disponibilização da versão pré-preenchida no sistema da Receita.
  • 30 de maio: Data limite para envio da declaração.

Como acessar o programa do IR 2025?

O contribuinte pode preencher e transmitir a declaração diretamente pela internet. Para isso, deve clicar na opção “Preencher Online” na seção de download do sistema da Receita Federal. Para fazer a ação é imprescindível possuir conta na plataforma gov.br com nível de segurança prata ou ouro.