Por Líliti Goulart/Superávit Caseiro

As feiras artesanais têm se garantido como uma importante ferramenta para pequenos empreendedores. Além de ser um espaço de comércio, as feiras possibilitam a conexão direta com o consumidor, a divulgação do trabalho e o fortalecimento da economia local. Desse modo, Miriam Goulart, artesã e criadora do Laços de Guria, compartilha sua história de como iniciou sua carreira. “Comecei a trabalhar com artesanato depois da minha segunda gestação, por causa da dificuldade de trabalhar fora (CLT) naquele momento. Era um trabalho, mas também era terapêutico, é até hoje. Não me vejo fazendo outra coisa”, diz.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) as feiras de artesanato são fundamentais para a promoção e comercialização de produtos artesanais da região. Esses eventos funcionam como vitrines que conectam artes a públicos diversos, valorizando a produção local e nacional. Além disso, as feiras oferecem oportunidades de capacitação, networking e acesso a novos mercados, fortalecendo a economia criativa e gerando renda para os profissionais envolvidos.

Diante disso, Miriam Goulart também afirma que participar de feiras de artesanato pode ser uma excelente estratégia de negócios para quem não possui uma loja física. Ela comenta que as feiras de artesanato podem ser o melhor cartão de visitas. “No meu caso, não possuo loja física, apenas online, através do Instagram, WhatsApp e Shopee. Então, a venda cara a cara faz toda a diferença e sempre gera novos seguidores. Além disso, sempre entrego cartões de contato, pois muitas vendas acontecem depois do primeiro contato na feira”, aponta.

É perceptível que além do impacto econômico direto, as feiras artesanais desempenham um papel importante na valorização da cultura local e na promoção da sustentabilidade. Os produtos oferecidos por muitos desses empreendedores têm uma forte conexão com as tradições, técnicas e materiais locais, ajudando a preservar os conhecimentos tradicionais e gerando um ambiente de respeito à produção local. Ademais, muitos empreendedores apostaram em práticas sustentáveis, utilizando materiais recicláveis ou naturais.

Há um crescente interesse por produtos feitos à mão e com histórias autênticas demonstra que as feiras artesanais continuarão a ser um elo fundamental para pequenos empreendedores. Com apoio de organizações locais e investimentos em infraestrutura, esses eventos têm o potencial de ser um espaço para a inovação e o fortalecimento da economia criativa.

Segundo dados da Prefeitura de Pelotas, essas feiras representam um dos meios comerciais mais tradicionais da cidade, acontecendo frequentemente em diferentes regiões, nos turnos da manhã e tarde. Organizadas pela prefeitura, há mais de 40 pontos de venda que envolvem cerca de 90 feirantes e 200 famílias, atendendo a 19 áreas distintas. O principal objetivo dessas feiras é contribuir para o comércio local, incentivando o produtor rural e fortalecendo a economia da região.

Dessa forma, é essencial promover iniciativas que incentivem a criação e participação em feiras artesanais, pois esse é um caminho promissor para garantir que pequenos negócios se desenvolvam e tragam mais diversidade e riqueza cultural para as cidades onde são realizados. Ao apoiar essas feiras, oferece-se aos empreendedores locais a oportunidade de ampliar seu alcance e apresentar suas produções. Além disso, tais iniciativas contribuem para o fortalecimento da economia criativa e para a valorização da tradição.