Por Everton Iberse/Superávit Caseiro

Você com certeza já se acostumou a ver em noticiários que criptos valorizam 100 ou 200 vezes e centenas de reais se tornaram milhares em pouco tempo. Esses tokens provavelmente são as narrativas do momento, mas afinal, o que significa isso e como procurar por eles?

Valorização de 530% da Solana no último ano | Reprodução própria – Investidor10

Mas antes de tudo, já adianto, não é possível ter certeza se realmente vai ocorrer  essa valorização, contudo é possível ter uma noção prévia de quais são as melhores oportunidades e quais estão aquecidas dentre todas as opções.

No mundo tradicional de investimentos, o mercado é dominado pelas ondas de sentimento, com momentos de euforia para determinados segmentos e medo para outros. Citando como exemplo o mercado de empresas de tecnologia, que se tornou o queridinho dos investidores nesses últimos anos, mas por muito tempo foi assombrado pela crise da Bolha PontoCom, que quebrou mais de 500 empresas tech no começo dos anos 2000.

No mundo cripto isso não é diferente. Existem ondas de euforia e entusiasmo que atingem determinados ativos, e criam valorizações expressivas em um curto período de tempo. Essa comoção coletiva pode vir de um evento, projeto, tecnologia ou setor.

O caso da Solana (SOL), que valorizou mais de 500% no último ano, pode ser visto como exemplo de narrativa em alta, sendo um dos focos do mundo cripto atualmente. A SOL é uma blockchain que facilita o desenvolvimento de aplicativos descentralizados, isto é, que utilizam o gerenciamento de dados da rede Solana para compartilhar informações de forma segura, rápida e barata. A praticidade proporcionada pelo ecossistema criou um terreno fértil para o surgimento de diversos tokens e tecnologias, tendo dado luz a narrativas exclusivas dentro da própria blockchain.

Narrativas em alta atualmente | Reprodução própria – Coinmarketcap

Narrativas em alta atualmente | Reprodução própria – Coinmarketcap

É importante ressaltar que a criação de narrativas no meio financeiro é um acontecimento puramente emocional e especulativo, tendo meio começo e fim. Como é o caso das criptomoedas de Layer 2, que buscam diminuir os custos de transação em redes como a Ethereum, apresentaram um crescimento expressivo no último ciclo, enquanto são deixadas de lado nesse ciclo.

O investidor precisa ficar atento ao momento do mercado, pois da mesma forma que pode trazer lucros expressivos, se entrar no momento errado o prejuízo pode ser enorme. Ao escolher uma narrativa, defina estratégias de entrada e saída, e tenha sempre em mente que a volatilidade nesse tipo de investimento é muito grande, então é imprescindível que a estratégia seja cumprida à risca.

Confira o exemplo de duas narrativas que podem se destacar nessa altseason:

Memecoins

As memecoins, apesar de não possuírem uma utilidade por si só, demonstram o poder das redes sociais e da construção de comunidades. Elas apresentam potencial de valorização rápida, custo baixo e volatilidade alta. Mas é preciso ter atenção, memecoins não possuem fundamentos, então o risco é maior.

Alguns exemplos coins: PEPE, Shiba Inu, Dog Wif Hat e POPCAT

Ilustração PepeCoin | Reprodução: Coinext

Inteligência Artificial

Esses tokens combinam inteligência artificial com as redes blockchains. Esses tokens facilitam o acesso a ferramentas de inteligência artificial, permitindo comprar ou alugar modelos de IA.

Alguns exemplos: Render, Fetch.ai, Bittensor e Ocean Protocol

  • Essa matéria não é uma recomendação de investimentos. Importante sempre lembrar que investimento sempre envolve estudo e paciência, diferentemente de apostas