Fernando Marroni, candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT), foi eleito prefeito de Pelotas aos 68 anos. A divulgação oficial do resultado ocorreu neste domingo, 27 de outubro de 2024. Ele assumirá o comando do município a partir de 1º de janeiro de 2025, com um mandato de quatro anos. Com 100% das urnas apuradas até as 19h14 do domingo, Marroni conquistou 50,36% dos votos válidos – aqueles que desconsideram votos brancos e nulos – superando Marciano Perondi, candidato do Partido Liberal (PL), de 41 anos, que obteve 49,64% dos votos. A vitória apertada representa uma disputa acirrada pela prefeitura, com Marroni assumindo o desafio de liderar Pelotas até 2029 em um cenário político polarizado e de grandes expectativas da população. Marroni já foi prefeito de Pelotas, também pelo PT, entre 2001 e 2005.
O Superávit Caseiro reproduz neste espaço as propostas do plano de governo apresentado por Marroni ao longo da campanha, com o título de “Emprego e renda: desenvolvimento econômico”. Acompanhe o texto na íntegra:
“É hora de termos um Plano de Desenvolvimento para Pelotas. Que una as potencialidades da nossa cidade, indústrias tradicionais, nosso setor de serviços, a retomada de obras públicas e atividades turísticas e culturais. Mais obras, mais turismo, mais indústrias, são ampliação de emprego, e de renda para a população. Seja temporário, seja estrutural. Vamos atrair investimento, com consolidação de espaços institucionais da prefeitura. Assim vamos criar uma Nova Sala do Empreendedor, com espaços para motivar empreendimentos, para pequenos, médios e grandes. Na Sala MEI, espaço para os
Microempreendedores Individuais, vamos oferecer assistência jurídica, técnica, financeira e estrutural. Também ter o programa Startups Pelotas, um programa de assistência em novas incubadoras empresariais, para estímulo à inovação, em consonância com nossos parques tecnológicos.
A prefeitura organizará um Sistema Municipal de Formação Profissional em Pelotas, articulando o sistema federal de ensino e políticas do Governo Lula. E por fim vamos ter a política municipal de
fortalecimento do emprego formal e ampliar a parceria para modernizar o Sistema de Emprego, SINE“.