Por Everton Iberse/Superávit Caseiro
É fundamental que o investidor estude muito, entenda o mercado e se mantenha atualizado, dado à imprevisibilidade a que ele se expõe. Por isso, a leitura se torna parte diária de quem investe.
Sempre que procuramos sobre livros de investimentos na internet, caímos nas listas que repetem sempre as mesmas obras: Pai Rico, Pai Pobre; Segredos da Mente Milionária; O Homem Mais Rico da Babilônia, etc. Livros assim não são ruins, muito pelo contrário, eles têm valor, mas é preciso expandir o repertório.
Por isso decidi trazer três livros que me auxiliaram a melhorar como investidor, dando novas perspectivas sobre investimentos, gestão de risco e a própria teoria econômica em si.
Os Axiomas de Zurique
Neste texto, o autor apresenta algumas regras e princípios que os banqueiros suíços utilizam para diminuir seus riscos e aumentar seus lucros. O livro apresenta uma filosofia prática que pode ser seguida por qualquer um, sendo profissional da área de investimentos ou não. É um livro simples, que aborda todo e qualquer tipo de especulação, não apenas dentro do mercado financeiro.
Antifrágil – Coisas que se beneficiam com o caos:
O tema deste livro é a gestão de risco. A obra apresenta a ideia de “antifragilidade” ensinando o leitor a lidar com momentos de acontecimentos improváveis e transformando-os em acontecimentos benéficos e que proporcionem crescimento. Para quem investe, a gestão de risco deve ser um pilar central no gerenciamento da carteira. Através de exemplos e histórias, o autor trabalha a gestão de risco em diversos momentos e transforma a visão do leitor.
História do Pensamento Econômico:
Por fim, História do Pensamento Econômico é um livro que não aborda investimentos em si, mas ensina o leitor, de forma simples, o processo de formação da economia e das teorias econômicas. Auxilia no processo de criação de um repertório teórico para a interpretação do mundo e dos acontecimentos políticos.