Por Everton Iberse/Superávit Caseiro

Você já deve ter ouvido que o Brasil é o país das commodities, mas você sabe o que significa? E o que o minério de ferro tem a ver com isso?

O que são commodities?

Em um breve resumo, as commodities são matérias-primas básicas que fundamentam a base da economia global. Comercializadas em estado bruto, ou com pequeno grau de industrialização são produzidas em larga escala e destinadas ao mercado externo.

Commodity é uma palavra que vem do inglês e significa mercadoria, o termo faz menção a produtos como café, soja, petróleo e minério de ferro. Como a diferenciação entre cada produto é pequena, seu preço é determinado internacionalmente e de forma uniforme pela oferta e procura. Ou seja, independente de quem produz determinado insumo, o preço sempre será o mesmo.

Uma característica das commodities, em sua maioria, é a manutenção de sua qualidade através do tempo, os produtos conseguem ser armazenados por longos períodos. Isso permite que sejam vendidas facilmente no mercado global.

As commodities possuem duas distinções, soft e hard.

Hard commodities: são recursos naturais e matérias primas que são minerados ou extraídos como minério de ferro, ouro e petróleo.

Soft commodities: são produtos ligados à agropecuária, que podem ser utilizados como matéria-prima para produção ou consumidos, alguns exemplos são: carne, milho, açúcar e café.

Commodity principal de cada estado | Fonte: BrasilEmMapas

O Brasil é um grande exportador de commodities. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, 65% das exportações do país vêm dessa categoria e são fundamentais para a manutenção de uma balança comercial positiva. O Brasil é líder em diversos segmentos, como é o caso do minério de ferro que você verá a seguir.

Qual é a importância do minério de ferro?

O ferro é um elemento abundante na crosta terrestre, e ocupa um papel importante no desenvolvimento da sociedade como conhecemos. Segundo dados da Agência Nacional de Mineração, 99% de todo o minério de ferro é utilizado para a produção de aço e ferro fundido. O aço, por sua vez, é utilizado na construção civil, indústria automobilística e produção de eletrodomésticos.

O Brasil possui 7,2% das reservas mundiais de minério, e ocupa a 5º posição no ranking global de detentores de maiores quantidade de minério de ferro. O país ocupa uma posição de destaque mundial em sua produção, que consegue apresentar custos menores e alto teor de ferro contido no minério.

Barragem da mineradora multinacional brasileira Vale. Fonte: Vale

No ano de 2022, a receita do minério de ferro correspondeu a R$153,5 bilhões. E o setor inteiro de mineração representa quase 2% de todo o PIB brasileiro, segundo dados do IPEA.

Agora que entendemos o que é uma commodity e qual é a importância do minério de ferro, veremos como funciona um ciclo.

Como funciona o ciclo do minério de ferro e quais são as perspectivas do futuro?

Existem diversos aspectos que afetam o ciclo do minério de ferro, fazendo sua cotação subir ou descer. Um deles é a demanda global, especialmente da China, que é a maior consumidora de aço do mundo e tem um impacto significativo em sua cotação. Quando a economia chinesa está forte e a construção civil em alta, a demanda aumenta e eleva os preços.

Políticas econômicas possuem forte influência na cotação, quando estímulos econômicos e/ou políticas de desenvolvimento de infraestrutura ocorrem, fazendo com que aumente a demanda e consequentemente a cotação do minério. Variações no custo de produção, como mão de obra e energia, também afetam o preço.

Recentemente tivemos um superciclo das commodities, com início nos anos 2000 até 2014, tracionado pelo desenvolvimento da China e de outros mercados emergentes. Para visualizar, o minério saiu de U$28 em janeiro de 2000 para U$128 em janeiro de 2014, tendo um pico de U$197 em março de 2008.

Histórico de cotação do minério de ferro | Fonte: Superávit Caseiro

Após bater seu pico histórico, a U$215 em 2021, o preço do minério apresentou um recuo de mais de 50% em seu valor, sendo negociado atualmente em U$106. A expectativa para o restante do ano de 2024 é promissora, segundo especialistas consultados pela InfoMoney. As projeções médias variam de U$110 a U$125 dólares a tonelada.

Como investir no setor de mineração?

Depois de entender a importância dessa commodity e seus ciclos, é hora de descobrir como investir nesse setor tão rentável e necessário para a economia global. Existem diversas formas de lucrar em cima da mineração, que vão desde Fundos de Investimentos e ETFs focadas no setor, debêntures, contratos de minério de ferro futuro e ações.

Para a assessora de investimentos Taina Frescki, a maneira mais prática e barata de se investir no setor é através das ações listadas na B3, que conseguem expor o investidor ao mercado sem grandes problemas.

Confira as duas maiores empresas exportadoras de minério de ferro Brasil para ficar de olho:

Vale (VALE3)

A Vale S.A. é uma das maiores mineradoras do mundo, fundada em 1942 como Companhia Vale do Rio Doce, foi privatizada na década de 90 e se tornou uma gigante global do setor de mineração. Atualmente é a maior exportadora de minério de ferro do Brasil, contando com uma ampla rede de logística e baixos custos de produção.

A empresa carioca possui menores custos de produção quando comparada a seus pares, trazendo maior resiliência em momentos de baixa do minério.

CSN Mineração (CMIN3)

A CSN Mineração é a segunda maior exportadora de minério de ferro do Brasil. Controlada pela Companhia Siderúrgica Nacional, conta com duas minas Namisa e Casa da Pedra, sendo conhecida nesta última por possuir um dos minérios de maior qualidade da região.

A CMIN apesar de ter tido um IPO recente na Bolsa, atrai o olhar de diversos investidores por possuir uma rede logística ampla e uma das maiores reservas de minério de ferro do mundo.

Além disso, Tainarelembra que é necessário ficar atento ao principal cliente das duas empresas, que é a China. A atividade chinesa é a principal consumidora de ferro no mundo, portanto, caso o gigante asiático tenha problemas e diminua o consumo do minério, as empresas brasileiras apresentaram queda em suas cotações.

Comparativo da cotação da Vale e do minério de ferro | Fonte: Toro Investimentos

Tanto a Vale quanto a CSN Mineração têm o valor de suas ações caminhando ao lado do preço do minério, quando o valor da tonelada aumenta, a ação das empresas tende a subir junto, e quando diminui, a cotação das mineradoras cai.