Por Everton Iberse/Superávit Caseiro

“VT and chill” e “WRLD11 and chill” são duas frases que estão se tornando cada vez mais comuns de se ouvir em conversas de investimentos, mas afinal, qual é sua origem e o que elas significam?

A filosofia de investimentos Boglehead foi criada por John C. Bogle (1929-2019), fundador da segunda maior gestora de fundos do mundo, a Vanguard Group. Formado em economia pela Princeton University, John sempre teve aptidão pela matemática e ingressou no mercado financeiro logo após sua formatura.

Em menos de 4 anos John se tornou gerente da Wellington Funds, e viu ali a oportunidade perfeita para colocar sua filosofia de investimentos em prática, criando um fundo que dividia seus investimentos em diversos fundos. Seu sucesso nessa empreitada catapultou sua carreira, e em 1970 Bogle era presidente da companhia, mas após uma grande escolha errada assinou sua carta de demissão da Wellington Funds.

Segundo John, aquele erro foi fundamental para seu crescimento profissional e culminou na criação da Vanguard em 1974, em suas palavras: “A grande coisa sobre aquele erro, vergonhoso e sem desculpas, foi que se tornou uma reflexão para mim de imaturidade e de confiança (…) eu aprendi muito”. Em 1975, a Vanguard criou o primeiro fundo passivo indexado o “Vanguard 500 Index Fund”.

Você, caro leitor, deve estar se perguntando o motivo dessa enorme volta para finalmente explicar o que é a filosofia Boglehead, mas é fundamental entender de onde ela veio para compreender para onde ela vai.

John Bogle descobriu que a maior parte dos fundos ativos não consegue superar o mercado no longo prazo, portanto, a melhor estratégia seria imitar ou replicar os movimentos do próprio mercado. Segundo John, o stock picking baseia-se em olhar resultados passados para tentar prever o futuro, algo impossível de se fazer consistentemente. A S&P Dow Jones Índices publicou um relatório em 2022 apontando que 60% dos fundos ativos de ações e multimercados perderam para os índices de referência, quando a janela de tempo é ampliada para dez anos, 90% dos fundos ficam abaixo.

(Fonte: S&P Dow Jones Indices)

Em uma entrevista para a B3, o professor do Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getúlio Vargas, Henrique Castro, afirma: “A maioria dos fundos perdem do benchmark em períodos mais longos, não apenas no Brasil, mas no mundo”.

A filosofia Boglehead busca trazer resultados consistentes no longo prazo, de baixo custo e com risco reduzido através de Exchange Traded Funds(ETFs) e fundos passivos que replicam índices. O termo Boglehead (Bogle+Head) foi criado por um fórum online, onde os investidores discutem e aplicam a estratégia de investimentos criada por Bogle, a filosofia possui alguns princípios:
● Viva abaixo de seus ganhos;
● Desenvolva um plano financeiro detalhado;
● Nunca aposte muito alto, e nem arrisque de menos;
● Comece a investir o mais cedo possível, e tenha constância;
● Invista de forma diversificada;
● Minimize custos e taxas;
● Nunca tente acertar o momento do mercado;
● Seja paciente e mantenha o curso.

A carteira ideal, seguindo os princípios de Bogle, deve ser dividida entre investimentos em renda fixa, fundos passivos de ações norte-americanas e globais. Neste caso, considera-se o Brasil dentro do escopo global e não como um investimento separado, visto que a participação brasileira no mercado global de ações representa menos de 1%.

(Portfólio ‘preguiçoso’ de 3 fundos criados por John | Fonte: Bogleheads.org)

No Brasil, a filosofia passou a ganhar holofotes nos anos recentes, seus dois principais divulgadores são: o subreddit Bogleheads Brasil, com mais de cinco mil membros que discutem diariamente sobre o tema e o analista Otávio Paranhos que conta com mais de 115 mil inscritos em seu canal do Youtube.

Outro ponto que contribuiu com a crescente da filosofia Bogle aqui no Brasil foi o aumento da quantidade de ETFs. 20 anos após o lançamento do primeiro, o PIBB11, a B3 conta com 85 ETFs e quase 250 Brazilian Depositary Receipts (BDR) de ETFs. O número de investidores que possuem essa classe de ativos já passa de 510 mil, aproximadamente 10% de todos os CPFs da bolsa.

Nesse ponto, o ETF queridinho dos Bogleheads é o Vanguard Total World Stock, o famoso VT, que possui mais de 9 mil ações e possui uma exposição global em seu portfólio. Sua versão brasileira é o WRLD11, que replica diretamente o VT. Seguindo à risca a filosofia Bogle, apenas a exposição a esse ETF junto de Renda Fixa já seria suficiente para ter uma carteira equilibrada de sucesso, sendo necessário apenas realizar aportes regulares e aguardar a ação do tempo.

(Exposição do VT por regiões | Fonte: Institucional Vanguard)

Para John, a simplicidade é a chave do sucesso financeiro. Quando existem muitas soluções, a escolha deve ser a mais simples.