Por Kaique Cangirana/Superávit Caseiro
O governador do estado, Eduardo Leite, confirmou por meio de suas redes sociais na noite desta segunda-feira(06) que se reuniu virtualmente com prefeitos para se preparar sobre a possível inundação da região em torno da lagoa dos patos. O governador ressaltou que o foco é abrigar e tirar pessoas das áreas de inundação.
Em entrevista ao Jornal Nacional da Rede Globo na noite desta segunda-feira (06), Eduardo Leite agradeceu servidores públicos e civis voluntários na ajuda humanitária nos 390 municípios em situação de emergência no estado:
“A máquina pública faz um esforço para chegar em todos os cantos, mas é impossível chegar em todos os lugares, então agradeço ao povo gaúcho com esforço e solidariedade mostra sua maior qualidade”, disse.
A Prefeitura de Pelotas atualizou a situação das cheias nesta terça-feira (07) às 9h:
- Nível da Lagoa dos Patos 2,10m
- Nível do Canal São Gonçalo 2,34m
Ambos obtiveram aumento em seu nível na comparação com a medição no dia anterior (segunda-feira). Regiões da cidade já são indicadas pela Defesa Civil para evacuação imediata. Confira o último comunicado emitido pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pelotas:
“Reforçamos o alerta que moradores da Colônia Z3, Doquinhas, Pontal da Barra, Rua Nova Prata, no Valverde e habitações próximas à ponte sobre o Canal São Gonçalo, em direção a Rio Grande estão em risco e PRECISAM DEIXAR SUAS CASAS IMEDIATAMENTE!
O município está com 3 abrigos disponíveis:
- Salão paroquial João Paulo 2º, Colônia Z3 – 111 pessoas
- Escola Estadual Edmar Fetter, na Rua Cinco, 100, Laranjal – 27 pessoas
- Ginásio da antiga AABB, agora da UFPel, na rua Alberto Rosa, 580, Centro – 30 pessoas
Para acessar os abrigos, é necessário entrar em contato com a Defesa Civil do município, pelo telefone 153.
Os animais que acompanham seus tutores estão recebendo o apoio das nossas equipes.
- Abrigo Colônia Z3: 62 animais
- Abrigo AABB: 14 animais
- Abrigo Laranjal: 20 animais
Os animais de rua estão sendo abrigados na Associação Rural. No momento temos 20 cachorros, que foram encontrados na Balsa, Mário Menegheti e Doquinhas.
Caso você tenha avistado um cachorro sem tutor, entre em contato com a Defesa Civil.
UBSs Pedreiras, Vila Nova, Gruppelli, Santa Silvana, Cascata, Corrientes, Cruzeiro e Jardim de Allah não terão atendimentos ao público.
O município segue aceitando doações de alimentos não perecíveis, água potável, materiais de higiene, cobertores e agasalhos. As doações podem ser entregues diretamente na Secretaria de Assistência Social (Marechal Deodoro, 404), das 8h às 17h.
As doações de ração podem ser feitas nos pontos de coleta:
– Lidersul: Av. Bento Gonçalves, n° 3406
– Petland Dom Joaquim – R. Dom Joaquim, 1041
– Point dos Bichos: R. Almirante Barroso, 2527
– Veterinária Minten, Av. Domingos de Almeida, n° 1726
– Av. Duque de Caxias, n° 580
– Silveira Auto Peças: Av. Fernando Osório, n° 3133”
Sandro Caron Secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, emitiu um comunicado junto aos comandantes da Polícia Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros contra a desinformação e golpes que acontecem a partir das redes sociais e canais falsos de doação. A orientação do chefe da segurança pública é que as doações sejam feitas por canais oficiais.
Doações financeiras devem ser feitas apenas em canais oficiais. O SOS Rio Grande do Sul disponibiliza a chave Pix do Governo do Estado para a ajuda humanitária (CNPJ: 92.958.800/0001-38). A chave é a mesma utilizada na última crise climática registrada no estado, ao realizar a transferência, confirme os dados como o nome “SOS Rio Grande do Sul” e o banco “Banrisul”. Os recursos passarão por auditoria garantindo a segurança e transparência para o doador. A chave PIX centraliza o direcionamento financeiro agilizando a ação do governo e a prestação de contas pelo poder público.
Doações de água potável, materiais de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis, cobertores e agasalhos podem ser feitas na Prefeitura, Clubes, Universidades e Instituições da cidade,confira as seguintes localizações e pontos de coleta:
Prefeitura de Pelotas – Pontos de coleta:
Paço Municipal: Praça Coronel Pedro Osório, 101
Secretaria de Assistência Social: R. Marechal Deodoro, 404
Grêmio Esportivo Brasil – Ponto de coleta:
Central de Sócios do Bento Freitas (Rua Dr. João Pessoa, 694) nos seguintes dias e horários:
Segunda a sexta: das 9h às 18h (sem fechar ao meio-dia); Sábado: das 9h às 12h.
Esporte Clube Pelotas – Ponto de coleta:
Central de Sócios do Estádio Boca do Lobo (R. Padre Anchieta – Centro)
Universidade Federal de Pelotas – Ponto de coleta:
Pró-Reitoria Administrativa – UFPel – Campus Anglo
Setor de Manutenção – UFPel – Campus Capão do Leão
Paço Municipal – Praça Cel. Pedro Osório, 101
Secretaria de Assistência Social – Deodoro, 404
Universidade Católica de Pelotas – Pontos de coleta:
Campus I (pela entrada da Dom Pedro)
Hospital Universitário São Francisco de Paula
Para ser voluntário e atuar em ações de assistência social, Defesa Civil ou outras necessidades do município, realize o contato pelo Whatsapp (53) 3309-6003 e envie nome, data de nascimento e telefone, email e disponibilidade de horário. As equipes entrarão em contato para que as pessoas ou empresa preencham o termo de adesão ao serviço voluntário e possam ajudar nas atividades. Em situações de emergência contate a Guarda Municipal de Pelotas (153), a Brigada Militar (190) ou o Corpo de Bombeiros (193).
O primeiro alerta de risco meteorológico surgiu em 27 de abril com um alerta da Defesa Civil a partir de seus boletins diários que funcionam como um radar meteorológico no estado. Desde então, o estado do Rio Grande do Sul vive uma crise climática que já deixou, até a tarde de segunda-feira (06), 83 mortos, 111 desaparecidos e 291 pessoas feridas, segundo dados da Defesa Civil. No domingo, o Governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), se reuniu com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os presidentes do congresso Arthur Lira (Progressistas) e Rodrigo Pacheco (PSD) da Câmara dos Deputados e Senado Federal. A reunião também contou com a presença de ministros, forças de defesa e autoridades políticas do estado que buscaram articular medidas emergenciais de socorro ao estado e a conscientização sobre os acontecimentos e a crise humanitária.