Conhecida como a Princesa do Sul, Pelotas é uma cidade rica arquitetonicamente, podendo-se notar ao caminhar pelas ruas. Contando com diversos monumentos dispostos especialmente pelo centro da cidade, nós apresentamos alguns que representam a beleza da cidade.

Igreja do Redentor

Igreja do Redentor

A Catedral do Redentor, também conhecida como “Igreja Cabeluda”, e que é a sede da Igreja Episcopal Brasileira da Comunhão Anglicana, ficou conhecida por sua característica cobertura vegetal. Ela abriu suas portas em 1892. Sua torre possui 27 metros de altura, e os vitrais vieram de Nova Iorque.

Catedral São Francisco de Paula

Catedral São Francisco de Paula

A catedral Metropolitana de São Francisco de Paula é considerado o mais importante templo religioso da metade sul do estado pelo seu tamanho, beleza e pelas obras de arte encontradas em seu interior. Também, dentro da Igreja Católica é considerado o templo religioso mais importante da metade sul do estado em razão de ser a sede da Arquidiocese de Pelotas. O início da construção foi em 1813. A Catedral abriga a imagem de São Francisco de Paula, de autor desconhecido, que foi trazida da colônia do Sacramento.

O pintor Aldo Locatelli (1915 – 1962) veio da Itália especialmente para fazer os afrescos no teto e paredes da catedral São Francisco de Paula, a convite de Dom Antônio Zattera, bispo de Pelotas na época. Embora ele tenha escolhido ficar no Rio Grande do Sul, e tenha feito diversos outros trabalhos importantes no Brasil, painéis e paredes, este é considerado seu maior trabalho, junto com a via-sacra da igreja de São Pelegrino em Caxias do Sul.

Praça Coronel Pedro Osório

A Praça Coronel Pedro Osório é a principal praça da zona central de Pelotas, cidade do Estado Rio Grande do Sul, no Brasil. Situa-se no entroncamento entre as ruas XV de Novembro, Lobo da Costa, Princesa Isabel, Marechal Floriano, Anchieta e Félix da Cunha e Barão de Butuí, sendo esta região conhecida como o centro

Praça Coronel Pedro Osório

histórico da cidade. Este local leva o nome do Coronel Pedro Osório.

Ao redor da praça encontram-se alguns dos principais locais de importância da cidade. Entre eles, citam-se a Prefeitura Municipal de Pelotas, o Grande Hotel de Pelotas, o Teatro Sete de Abril, a sede da Secretaria de Finanças do Município, alguns bancos privados, vários casarões e prédios de importância histórica.

Nas proximidades da praça é possível visualizar outras áreas de importância da cidade, como o Mercado Público de Pelotas, Teatro Guarani e o Calçadão de Pelotas.

Esta praça é considerada um símbolo do modelo de arquitetura histórica característico na cidade, tendo sido inteiramente revitalizada em 2007, juntamente com outros prédios históricos de Pelotas. Em virtude de sua localização central, importância histórica e servindo como local de lazer para os cidadãos locais, a Praça Coronel Pedro Osório é considerada como um dos principais pontos turísticos pelotenses.

Theatro Sete de Abril

Theatro Sete de Abril

O Theatro Sete de Abril foi erguido em 1834, no próspero ciclo econômico das charqueadas, do qual Pelotas foi o epicentro no Brasil. Mandado edificar por uma sociedade dramática particular, a Sociedade Scênica, desejando que maior número de famílias pudessem apreciar seus trabalhos e encontrassem uma agradável distração. Possui características da linguagem colonial. Prédio simples coberto por telhado com beiral, projeto do engenheiro alemão Eduardo Kretschman e execução de José Vieira Vianna, foi inaugurado no dia 2 de dezembro de 1834.

Em âmbito nacional, seu nome pode ser interpretado como homenagem ao dia da Abdicação de D. Pedro I ao seu trono, em favor de seu filho, que alguns liberais mais exaltados consideravam a verdadeira data de Independência do Brasil. Como homenagem local, a referência pode ser à data de instalação da vila.

Foi a primeira casa de espetáculos a abrir suas portas às artes cênicas na província de São Pedro do Rio Grande do Sul e a quarta no Brasil. Hoje, o Teatro Sete de Abril já não é o mais antigo teatro brasileiro em funcionamento, devido seu fechamento por não ter estrutura física que suportasse a visitação de um grande número de espectadores.

Mercado Central

Mercado Central

A construção do Mercado Público foi iniciada em 1847 e terminada em 1853, embora entre 1911 e 1914 tenha ocorrido uma reforma. Seu projeto foi feito no estilo neoclássico, tendo sido mudado para Art nouveau após 1970 quando o prédio foi destruído por um incêndio e reconstruído. Nele se destacam a torre do relógio e o farol de ferro, importados de Hamburgo, na Alemanha, fazendo uma alusão a Torre Eiffel. Dentro do mercado é possível encontrar as lojas de doces que original o famoso titulo de Pelotas como a cidade do doce.

 

 

 

 

Esses são apenas alguns dos monumentos que compõem a cidade de Pelotas. Para mais informações sobre a cidade como também atividades culturais disponibilizadas pela Prefeitura de Pelotas acesse o site Pelotas Turismo.