GTs

Transmissão online pelo canal do youtube do SPMAV: https://www.youtube.com/channel/UCopoxqwO9CAdAKTFgPQ7iJw

Transmissão presencial na sala 313 do Centro de Artes da UFPel

1 – Liminaridades: artista como pessoa que trabalha o dissenso e as possibilidades de trans/formação das políticas coletivas.

Liminaridades entendidas como ocupar entre-lugares, destituindo-se de suas posições iniciais e impossibilitando sua categorização. Trabalhos que fogem de seus espaços originais, que atravessam, que contaminam, que trocam com outros campos, existindo em um espaço entre o pensar e o dizer. A arte pensada enquanto trabalho do dissenso, que rompe com a lógica colonial-capitalista cis heteronormativa, provocando uma reflexão sobre o próprio fazer artístico como trabalho, mas um fazer que ocupa outro lugar e que não coopera com as lógicas de produção. As possibilidades de trans/formação, vivências dissidentes e insurgentes, trans* e travestis, são pensadas aqui como atravessamentos, como outridades, que fogem à norma e à formação, como espaços de potência de educação e de pedagogias de enfrentamento, que fissuram a realidade instituída, como potências de transformar as políticas coletivas, as coletividades e as colaborações.

Mediadores: Profa. Dra. Ana Maio (UFPel / FRUG) e Alan Caetano (UFPel)


2 – Afetos e presenças: a contemporaneidade como escolha imaginária.

Afetos como sentimentos e também como aquilo que afeta, que causa tremores, que desestrutura, escritos sobre a experiência, percepções de mundos e maneiras de se fazer presente. A contemporaneidade como um espaço de tempo presente, que se escolhe estar e habitar, fazer visível, visibilidades do infraordinário e imaginários de possíveis formas de se estar no mundo – fazer-se sonho na ruína. Pós-tempo, virtualidades e possibilidades de corporalidades, múltiplas formas em um campo expandido e em expansão.

Mediadores: Profa. Dra. Claudia Brandão (UFPel) e Luiz Leão (UFPel)

3 – Cosmopercepções: pluralidades dos desejos.

Concepções de mundo de vários grupos culturais, cultivo do desejo, aquilo que escapa que transborda, decolonidades, anticapitalismo, resistência, queer, palavras que não dão conta de ser significadas. Existências plurais, contaminações e culturas que estão sempre em (des)construção. Ancestralidade e futuro, cultura como organismo vivo. Qual o seu desejo? O que você faz com o seu desejo? Como você lida com o que transborda? Rio de possibilidades e das diferenças, de perceber o mundo para além da hegemonia da visão.

Mediadores: Prof. Dr. Ricardo Ayres (UFPel) e Mateus Armas (UFPel)