Início do conteúdo

Acesse os títulos Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças por meio do Portal de Periódicos CAPES

Imaginando como seria ficar por dentro dos principais temas ligados à ciência por meio de um conteúdo com linguagem acessível e pensando em como seria interessante  ter à mão informações com os mesmo critérios acadêmicos adaptados para pequenos leitores. O CAPES desenvolve um trabalho direcionado para o público geral chamado O Instituto Ciência Hoje (ICH).

Através do Portal de Periódicos  , a comunidade acadêmica e o público em geral  tem acesso a duas publicações editadas pelo ICH. Tendo como intenção de favorecer o acesso a informação qualificada de diferentes campos da ciência  ao disponibilizar o conteúdo.

Os títulos, Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças, estão disponíveis no Portal e são de acesso aberto, podendo ser visualizado por qualquer pessoa conectada à internet

Ciência Hoje (ISSN 0101-8515)

A revista CH tem seus objetivos alinhados com a CAPES na intenção de investir na formação de recursos humanos de alto nível no país e no exterior, em especial à linha de ação de acesso e divulgação da produção científica. Os autores dos artigos são pesquisadores pós-graduados (ou em nível final de pós-graduação), com ampla experiência na área sobre a qual escrevem. O título tem o compromisso de levar a um público amplo as pesquisas científicas e tecnológicas realizadas, sem perder de vista os grandes avanços científicos mundiais e seu impacto na sociedade brasileira.

Com textos claros e acessíveis, a publicação amplia o conhecimento de estudantes, pesquisadores, jornalistas e outros interessados, mostrando como a ciência pode ser fascinante e, ao mesmo tempo, compreensível. Além de fomentar a atividade de divulgação científica, CH aproxima a universidade da população e promove um debate mais amplo em torno da ciência e de seu impacto social, estimulando o senso crítico e o exercício da cidadania.

Ciência Hoje das Crianças (ISSN 0103-2054)

A publicação também está em sintonia com a missão da CAPES de apoiar a formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Os textos que abriga são ferramentas para a reflexão sobre as diferentes áreas da ciência e suas contribuições para o país.

Por não exigir conhecimento prévio de temas de ciência, o título pode se tornar um instrumento democrático a ser utilizado pelos professores para aprofundar a compreensão de estudantes da educação básica acerca dos assuntos abordados: a linguagem clara permite a compreensão por parte de toda a comunidade discente e docente, independentemente da formação inicial.

Embora perpasse os temas curriculares básicos do ensino fundamental, o conteúdo da CHC transcende esse nível acadêmico, pois aborda temas dentro do cenário da pesquisa científica nacional. Os editores têm a preocupação de não apenas apresentar o conteúdo, mas colocá-lo em contexto, ressaltando a relevância das pesquisas para transformar a realidade do país.

Fonte: Portal de Periódicos da CAPES.

Publicado por em 17/05/2018, na categoria Notícias.