Início do conteúdo

Acabe com a dificuldade de memorizar suas senhas: utilize um gerenciador de senhas

Uma das dicas normalmente encontradas para se proteger online é a utilização de uma senha única para cada uma de suas contas. Infelizmente a maioria de nós tem uma quantidade de contas tão grande que fica quase impossível lembrar de todas as senhas. Uma solução simples é utilizar um Gerenciador de Senhas, que além de armazenar de forma segura as suas credenciais de login (usuário e senha), ele pode ajudá-lo a entrar “automaticamente” em sites de internet, aplicativos para dispositivos móveis e outras aplicações [1].

  • A CTI selecionou alguns Gerenciadores de Senhas para você aqui.
  • É crucial que a senha mestra utilizada para proteger as suas senhas no gerenciador seja forte. Recomenda-se a utilização de uma frase secreta.
  • Para maiores detalhes, como por exemplo dicas para escolher um Gerenciador de Senhas, confira em especial a referência [1].

Não é mais prático utilizar o próprio navegador para salvar as senhas?

Pode até ser mais prático, mas essa não é a melhor opção, nem a mais segura. No caso do navegador Google Chrome para Windows, por exemplo, o arquivo de senhas é salvo em um registro no Windows. Os dados são criptografados pelo navegador, mas a “chave” para decifrá-los é justamente sua conta de usuário do Windows – ou seja, qualquer aplicativo que você executar conseguirá ter acesso às senhas [2].

 

Referências:

[1] – SANS OUCH – Gerenciador de Senhas

[2] – TecnoBlog – Gerenciador de Senhas

 

 

 

 

Publicado em 31/10/2016, na categoria Notícias.