TEMAS EMERGENTES: SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL NO PROJETO

O VIII Simpósio de Qualidade de Projeto no Ambiente Construído aborda a Sustentabilidade em seu tema de 2023. A Sustentabilidade apresenta diferentes dimensões no âmbito conceitual. É uma abordagem sistêmica de ver e pensar o mundo, interconectando todos os atores presentes nesse contexto geral. Esta relação sistêmica entre sujeito e objeto tem como pressuposto básico o uso e manutenção dos recursos naturais presentes no planeta terra de forma sustentável de modo a não comprometer o desenvolvimento das futuras gerações.

No âmbito da dimensão social, a sustentabilidade preconiza a valorização e consideração do ser humano de forma igualitária e justa, e nesse sentido, surge a discussão da responsabilidade social no projeto e todas as interfaces e conexões do tema com a sustentabilidade do ambiente construído. Há uma dívida de nossa sociedade com a qualidade da vida cotidiana nas cidades, com a equidade de acesso a seus bens e serviços. Ao longo da realização do VIII Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído, buscamos a reflexão sobre a responsabilidade do projeto em tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

 

De 16 a 18 de Novembro de 2023. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

TEMAS EMERGENTES

Confira os sete Temas Emergentes do VIII SBQP 2023:

AGENTES | GESTÃO E PROCESSO DE PROJETO

Abrange os diferentes agentes envolvidos na gestão e processo de projeto; programação e coordenação de projetos; gestão de empresas de projeto (privadas e públicas) e gestão integrada dos sistemas (qualidade, meio ambiente e segurança). Percepção ambiental e protocolos do processo de projeto.

PRÁTICA | ATUAÇÃO PROFISSIONAL E VALORIZAÇÃO DO PROJETO

Abrange a prática profissional de projetos (contratação, escopo e valorização); estímulo à criatividade (inovação, métodos e ferramentas); mercado imobiliário e novas tendências. Novos modos de habitar e de interagir espacialmente nos edifícios e espaços coletivos pós pandemia.

TECNOLOGIA | INTEGRAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO PROJETO

Abrange o processo de projeto integrado e colaborativo; gestão do conhecimento empregado nos projetos; aplicativos e ferramentas de apoio ao projeto (CAD, BIM); ambientes colaborativos; prototipagem rápida; simulação computacional e projetos; sistemas informatizados de avaliação de projetos; impacto das novas tecnologias na produção, uso e manutenção do ambiente construído.

DESEMPENHO | PROCESSOS AVALIATIVOS: DO PROJETO À PÓS-OCUPAÇÃO

Abrange o atendimento às demandas dos usuários e desempenho do ambiente construído; os métodos e práticas de avaliação de desempenho (APP e APO) e retroalimentação do processo de projeto.

ACADEMIA | ENSINO E CRÍTICA DO PROJETO

Abrange os conteúdos discutidos e praticados no âmbito da academia; ensino e crítica do projeto na graduação e pós-graduação; gestão do conhecimento empregado nos projetos e das ferramentas computacionais de apoio ao projeto; novas competências necessárias no atendimento às demandas locais e nacionais.

AGENDA | SUSTENTABILIDADE, EFICIÊNCIA E QUALIDADE NO PROJETO

Compreende o projeto e a qualidade ambiental; parâmetros e indicadores de qualidade; eficiência no uso de recursos e certificação ambiental; recomendações de agendas e acordos locais e globais. Urgência climática e a responsabilidade social no projeto.

SOCIEDADE | ASSESSORIA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA E QUALIDADE NO PROJETO

Compreende os processos de implementação da assessoria e assistência técnica para as populações em vulnerabilidade social. Residência em HIS e processos de capacitação para o exercício da assessoria e assistência técnica. Lei de Assistência Técnica 10.888/08 e novos enfoques no processo de projeto. Processos participativos e responsabilidade social no projeto.

Dúvidas podem ser enviadas na página contato ou podem ser encaminhadas para o e-mail sbqp2023@gmail.com. Nos vemos no evento!