Em 2019 realizaremos a segunda edição da Semana Acadêmica Integrada da Filosofia (SAIF), que visa dar continuidade à integração e interlocução das diferentes modalidades de curso oferecidas pelo Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica (IFISP) e pelo Departamento de Filosofia (DEPFIL) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Atualmente, a Filosofia oferece cursos de Graduação, Licenciatura (na modalidade presencial e à distância) e Bacharelado (presencial); Especialização em Ensino de Filosofia (na modalidade à distância); Mestrado e Doutorado.
A primeira edição, realizada em 2017, foi organizada por uma Comissão Discente, e contou com a presença de diversos/as professores/as e pesquisadores/as. Além disso, oportunizou a participação discente em sessões de comunicações, proporcionando trocas de saberes e experiências entre estudantes em todos os níveis de ensino. Tendo em vista o resultado positivo, uma nova Comissão foi formada para dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado.
A segunda edição da Semana Acadêmica Integrada da Filosofia da UFPel tem como temática “Filosofia, educação e democracia”. Este tema visa oportunizar o debate que vem sendo realizado atualmente em torno do ensino de filosofia nas Escolas, bem como situar o ensino de Filosofia nas Universidades, a partir das novas propostas de modificação do Ensino Superior Público. Afinal, para que serve a Filosofia na Escola? Qual a importância da presença de cursos de Filosofia em Universidades Públicas? Como a Filosofia pode (se é que pode) auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade democrática? Por que a educação é um tema relevante quando falamos em democracia?
Tendo esses questionamentos como ponto de partida para novas discussões, a II SAIF convida a toda a comunidade acadêmica da UFPEL e discentes de filosofia de outras Instituições de Ensino a participar de uma semana de diálogos, conversas, debates, atividades culturais e muita filosofia. Neste ano, além de professores/as e pesquisadores/as convidados, buscamos ampliar a participação discente, com sessões de comunicações e também por meio de oficinas e minicursos.
Enlaçar filosofia, educação e democracia, bem como pensar o cenário educacional e universitário incita ao diálogo em que posições distintas, por vezes controversas, podem se confrontar. Entretanto, compreendemos que a temática desta edição tangencia o debate filosófico de um modo geral, no qual este espaço de conversas e trocas precisa ser constantemente estimulado e reafirmado. Dessa forma, reiteramos o convite à participação e à construção de diálogos colaborativos.
Um abraço,
Comissão Organizadora