Minicursos (Anglo)

Os minicursos UFPel têm o valor individual de R$ 5,00 e a inscrição pode ser realizada durante o evento.
VAGAS LIMITADAS!

 

 Campus Anglo (UFPel)

 R. Gomes Carneiro, 1 – Centro, Pelotas – RS, 96075-630 –

 

* Todos os minicursos iniciarão às 8h.

 T E R Ç A 

 Q U A R T A 

 Q U I N T A 

 S E X T A 

Web Scrapping

Lab 1

Segurança da Informação

LOTADO

Lab 1

Processamento de Linguagem Natural e Storytelling(aula1)

Lab 1

 Processamento de Linguagem Natural e Storytelling(aula2)

Lab 1

Laravel(aula1)

Lab 2

Laravel(aula2)

Lab 2

React JS(aula1)

Lab 2

React JS(aula2)

Lab 2

Node JS(aula1)

LOTADO

Lab 3

Vue JS

Lab 3

Node JS(aula2)

LOTADO

Lab 3

GO

Lab 3

PyTorch

Lab 4

Futebol de Robô

(10:00 – 12:00)

Lab 4

Framework Robótica com ROS

Lab 4

AprendizagemGratuito

Sala 440

 

 Web scraping: coletando dados como um artesão

  Alex Camargo

  Terça-feira dia 5, às 8:00 h

  Campus Anglo  – LAB 1

  As páginas Web tradicionais são construídas utilizando linguagens de marcação baseadas em textos (HTML ou XHTML), e frequentemente contêm uma riqueza de dados textuais úteis. Devido a isso, diferentes tecnologias foram criadas e que “raspam” conteúdos da Web. Um Web Scraping é uma implementação para extrair dados de um web site. O conteúdo pode ser usado para replicar em algum outro site ou para análise de dados. Nesta oficina você aprenderá a utilizar o Python para realizar Web scraping a fim de submeter e coletar informações de sites.

Mais informações em: https://github.com/alexcamargoweb/python-webscraping

 

 Laravel

 Leonardo Coelho

  Terça-feira dia 5 e quarta-feira dia 6, às 8:00 h

  Campus Anglo  – LAB 2

  Esse minicurso irá apresentar um conceito básico de criação de sistemas Web utilizando o framework Laravel. O minicurso abordará os seguintes assuntos: Comandos Artisan, Models e Migrations, Controllers, Eloquent ORM, Blades, Routes… Durante as explicações, será desenvolvido uma aplicação RESTful básica em Laravel.

  Pré-Requisitos: Conhecimento básico em HTML, CSS, PHP e MYSQL.

  Adicional: Conhecimento básico em Orientação à Objetos e frameworks de estilização de front-end (Bootstrap ou Materialize).

  Observação: Caso utilizar computador pessoal, certifique-se que os seguintes softwares estejam instalados:
– PHP ( >= PHP 7.0.0);
– Apache, MySQL (XAMPP ou WAMP);
– Composer (https://getcomposer.org/);
– NPM (https://www.npmjs.com/);
– Laravel (https://laravel.com/docs/4.2);
– Qualquer editor de texto (Atom, VS Code, Sublime, etc).

 

 Node.js: Hands On – Lotado

  Vitor Alano e Michel Pedroso (Back-end na Nodo)

  Terça-feira dia 5 e quinta-feira dia 7, às 8:00 h

  Campus Anglo  – LAB 3

  Node.js é uma das linguagens mais utilizadas no desenvolvimento web. O minicurso é uma jornada prática desde os conceitos básicos de javascript até o desenvolvimento back-end usando Node.js.

  Pré-Requisito: Programação I.

 

Framework Robótica (ROS)

  Kristoffer Kappel

  Sexta-feira dia 8, às 8:00 h

  Campus Anglo  – LAB 4

  O ROS (Robot Operating System) é um framework dedicado para facilitar o desenvolvimento de projetos de robótica ajudando na integração de diferentes componentes. Com um extensa coleção de robôs, bibliotecas e simuladores, apoiado por uma vasta comunidade, o ROS se torna uma ferramenta indispensável para quem tem interesse na área de robótica. O minicurso tem o objetivo de apresentar a ferramenta, dar uma visão geral de aplicações através de exercícios que demonstram as funções básicas do ROS, e introduzir os principais conceitos e motivos que tornaram o ROS tão extensamente utilizado pela indústria e academia

 

  Deep Learning com PyTorch

  Alexandre Bender e Victor Silva

  Quarta-feira dia 6, às 8:00 h

  Campus Anglo – LAB 4

  Técnicas de Deep Learning tem amplo uso em diversas áreas, como visão computacional, processamento de linguagem natural e robótica. Algumas tarefas que vêm sendo resolvidas utilizando essas técnicas incluem tradução, direção automática de veículos e sistemas de recomendação. Neste minicurso serão exploradas técnicas de classificação de imagens utilizando deep learning. Para isso será utilizada a biblioteca PyTorch com o objetivo de construir redes neurais em Python. Serão apresentados e discutidos modelos aplicados a problemas de classificação. Os alunos irão utilizar os conhecimentos adquiridos para implementar um modelo para a classificação de imagens.

 

 Segurança da Informação – Lotado

  Weslen Schiavon

  Quarta-feira dia 6, às 8:00 h

  Campus Anglo  – LAB 1

  Será apresentado neste curso as vulnerabilidades mais comuns e presentes em páginas WEB atualmente, dentre estas podemos citar SQL Injection, XSS, Command Injection, File Include e outras variações das mesmas onde será demonstrado na pratica o funcionamento de ataques a ambientes que apresentem alguma destas vulneráveis e ainda como no desenvolvimento de um sistema WEB evitar tais vulnerabilidades. Ao final do curso os alunos estarão aptos a identificarem páginas WEB que apresentem as vulnerabilidades estudadas assim como explora-las em um exercício de Pentest e assim como corrigi-las.

 

 VUE

  Melhor Envio

  Quarta-feira dia 6, às 8:00 h

  Campus Anglo  – LAB 3

  O Vue.js nos possibilita criar aplicações modularizadas e reativas com simplicidade. O minicurso tem o objetivo de abordar as principais capacidades do Framework VueJS através da prática de componentes cotidianos, sempre enfatizando as boas práticas a serem seguidas.

 

  Aprendizagem de Alto Desempenho – Minicurso GRATUITO!

Marcelo Machado

  Quinta-feira dia 7, às 8:00 h

  Campus Anglo – Sala 440

  O minicurso tem como objetivo discutir com os alunos suas rotinas de estudos de modo a detectar falhas e aumentar seu desempenho acadêmico.

 

  React JS

  Lucas Pereira

  Quinta-feira dia 7 e sexta-feira dia 8, às 8:00 h

  Campus Anglo  – LAB 2

  No minicurso será ensinado como desenvolver sites para web utilizando a biblioteca React JS. Será feito um site de exemplo, onde os alunos irão fazer um site com banco de dados local (JSON SERVER).

 

Como convencer que seus dados são interessantes – Processamento de Linguagem Natural e Storytelling na prática

  Indeorum

  Quinta-feira dia 7 e sexta-feira dia 8, às 8:00 h

  Campus Anglo  – LAB 1

  Nesse minicurso iremos aprender, do zero, como usar Ciência de Dados para extrair informações de texto, e como transformar as nossas descobertas em uma narrativa interessante e que engaje o público. Nenhum conhecimento prévio é necessário, mas saber o básico de Python ajuda.

 

  Futebol de Robô

  Gilberto Kreisler

   Quinta dia 7, às 10:00 h

   Campus Anglo  – LAB 4

  Este minicurso tem por objetivo apresentar o fluxo de desenvolvimento de um time de futebol de robôs para a categoria IEEE Very Small Size Soccer (VSSS). Nesta categoria — onde os robôs devem medir, no máximo 7,5 x 7,5 x 7,5 cm — dois times com três jogadores cada se enfrentam em uma partida de futebol em campo reduzido e com regras específicas. A partir de imagens em tempo real do campo, os robôs são controlados remotamente por um computador, porém sem intervenção humana. Neste minicurso, serão apresentados os blocos principais que compõem o sistema de controle dos robôs, como, por exemplo, a visão computacional, a definição da estratégia de jogo e comunicação. Também serão abordados os aspectos de hardware dos protótipos, apresentando em detalhes a plataforma eletrônica típica de um jogador, a implementação e caracterização do sistema de controle, e a concepção da estrutura física.

 

Concorrências em GO

  Melhor Envio

  Sexta-feira dia 8, às 8:00 h

  Campus Anglo  – LAB 3

O minicurso irá oferecer uma pequena introdução à linguagem de programação Golang criada pela Google, abordando suas características e mostrando na prática como utilizar sua melhor vantagem diante outras linguagens de programação que são as funções de concorrência.

Conteúdo:

– Introdução à linguagem
– Go Routines
– Go Channels
– Diferenças entre Go Routines e Go Channels
– Praticando: programando um web scraper