A formação de artífices nos sítios missioneiros constitui um elemento fundamental para a preservação contínua desse patrimônio cultural. As capacitações mais recentes nestes sítios têm no Projeto Saberes das Missões um marco fundamental para a renovação e continuidade da formação de artífices.
O projeto surgiu da necessidade de preservar e transmitir o conhecimento técnico acumulado por arquitetos e artífices que atuaram, por décadas, na conservação dos remanescentes das Missões Jesuítico-Guarani, diante da aposentadoria iminente dos profissionais experientes e da urgência de formação de novos técnicos e artífices.
Estruturado em etapas complementares, o Projeto Saberes das Missões articulou formação teórica, produção de documentação e oficinas práticas em canteiro, reafirmando o aprendizado direto como eixo central da capacitação. As oficinas de campo, realizadas nos sítios missioneiros, possibilitaram o contato dos participantes com as metodologias de conservação e consolidação das estruturas de pedra, promovendo a transmissão intergeracional de saberes e valorizando o papel dos artífices experientes como protagonistas do processo formativo. Ao integrar universidade, instituições de preservação e comunidade local, o projeto consolidou-se como uma estratégia fundamental para a formação de novas gerações de artífices e para a sustentabilidade das ações de conservação do patrimônio missioneiro.
“Eu tenho muito amor por esse lugar. Imagina… foi o primeiro emprego que eu tive até hoje né?”
Essa declaração de amor é do artífice Paulo Amauri Oliveira Souza, que entrou pela primeira vez no Sítio de São Miguel como servo de pedreiro e cerrou sua colaboração em 2025 como um dos artífices mais experientes da história do lugar.
Venha ler um pouco mais: Revista Saberes das Missões