Capacitação de agentes de ATER em Manejo Sustentável e Conservação dos Solos e da Água

Encerrou-se no dia 28/10/12 mais uma edição do Curso de Capacitação de Agentes de Ater em Manejo Sustentável e Conservação dos Solos e da Água, oferecido pelo grupo Recursos Hídricos e Meio Ambiente – RHIMA, da Engenharia Hídrica da UFPel, aprovado através do Edital MCT/CNPq/MDA/SAF/DATER Nº 033/2009 – Formação de Agentes de ATER em Manejo Ecológico e Conservação dos Solos e da Água.

O curso foi realizado no Centro de Formação de Agricultores, em Canguçu/RS, com apoio da EMATER-ASCAR.

Grupo RHIMA/UFPel apresenta projeto de Monitoramento da Bacia do Arroio Pelotas em Canguçu/RS

Os professores do curso de Engenharia Hídrica/grupo RHIMA/UFPel, realizaram no dia 11 de julho visita-técnica à escola Dr. Jaime de Faria, em Canguçu, momento no qual foram promovidas atividades educativas, relativas à água e solo, com os alunos do 4o ao 9o ano e professores da Escola. Esta escola está próxima a uma das estações de monitoramento do grupo da Engenharia Hídrica que se situa próximo a nascente do Arroio Pelotas. Os professores, alunos e comunidade em geral manifestaram curiosidade com relação aos objetivos daqueles equipamentos e instrumentos.

Na ocasião, foi apresentado aos alunos e professores o Projeto de Monitoramento de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do Arroio Pelotas, onde se abordou a importância regional do projeto, os objetivos e os beneficiados com este monitoramento. Também foram abordadas questões sobre o manejo e conservação do solo e da água, momento em que foram realizadas atividades interativas com os alunos.

Em um segundo momento os alunos e professores visitaram a estação meteorológica instalada nas proximidades da escola, aonde o grupo de professores do curso de Engenharia Hídrica vem realizando diariamente medições em tempo real da precipitação, temperatura, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento, radiação solar e intensidade da radiação ultravioleta. No campo os professores discorreram sobre a importância das medições realizadas pela estação meteorológica e observaram e discutiram assuntos relacionados a paisagem, uso do solo, recursos hídricos e meio ambiente.

Monitoramento meteorológico em Canguçu/RS

Diante da necessidade de estudar e entender aspectos relacionados aos recursos hídricos, o grupo de pesquisa da UFPel tem trabalhado intensamente na instalação de equipamentos para monitoramento meteorológico, hidrológico, sedimentológico e de indicadores de qualidade de água e do solo. O município de Canguçu foi escolhido para abrigar a segunda estação de monitoramento do grupo de pesquisa em virtude de sua importância em termos de clima e recursos hídricos. A estação de monitoramento alimentará um banco de informações diário de temperatura, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento, índice de raios ultravioleta e chuva.



Espaço Solo e Água

Como parte do projeto de extensão “O solo e a água como ferramenta para a educação ambiental”, o grupo RHIMA criou o “Espaço Solo e Água”, um espaço virtual onde o grupo divulga atividades práticas para o ensino de assuntos relacionados ao solo e a água.

Confira este espaço em: https://wp.ufpel.edu.br/soloeagua

Monitoramento da erosão em margens de rios

O grupo RHIMA iniciou o monitoramento da erosão em margens de rios no Arroio Pelotas (Pelotas, RS). Para entender o processo erosivo nas margens dos rios, também está sendo avaliada as características morfológicas e físicas do solo como textura, condutividade hidráulica, porosidade e densidade do solo. Mais informações podem ser obtidas aqui.

Monitoramento dos recursos hídricos

O grupo RHIMA instalou uma estação de monitoramento de medição de  nível, vazão e precipitação no Arroio Pelotas (Pelotas, RS), iniciando um monitoramento diário que alimentará um banco de informações desse arroio. Mais informações podem ser obtidas aqui.

Bem-vindo!

Bem -vindo!

Você está na home page do grupo de pesquisa em Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Universidade Federal de Pelotas.

Aqui você encontra informações sobre o grupo, as pesquisas em desenvolvimento, os trabalhos científicos publicados, os eventos organizados pelo grupo e muito mais.

Aproveite as informações disponíveis!