Normas Editoriais

Regras Para a Publicação de Livros:

 

Estrutura dos Livros

  1. Capa. O layout da capa é de responsabilidade do Ousia online, porém é importante que o autor envie fotos ou outras ilustrações relacionadas com o conteúdo da obra. 
  2. Elementos Pré-Textuais. Antecede a folha de rosto, apresentando apenas o título e, se houver, o subtítulo da publicação. O seu verso é uma página institucional, contendo também os nomes dos membros do Conselho Editorial da Editora da UFPEL, do Ousia online e da Pró Reitoria de Ensino, e suas respectivas logomarcas.
  3. Folha de Rosto. Contém os elementos essenciais de identificação da obra, como autor(es), título, edição – se não for a primeira –, editora, local e ano de publicação. O seu verso é uma página de expediente, apresentando a indicação de copyright e direitos de edição, ficha catalográfica, crédito dos responsáveis pelas várias etapas da obra, endereço, site e e-mail de contato do Ousia online. Apresenta também o International Standard Book Number – ISBN, que é um sistema padronizado de numeração e identificação de títulos de livros, cujo número é fornecido pela Agência Brasileira do ISBN, da Biblioteca Nacional.
  4. Dedicatória (opcional). Deve vir logo após a folha de rosto, em página ímpar.
  5. Agradecimento (opcional). Pode vir no final do prefácio. Se, no entanto, este não for do próprio autor ou se for grande o número de pessoas e, ou, instituições às quais o autor agradece publicamente, deve vir na página seguinte à da dedicatória.
  6. Epígrafe (opcional). Citação, ou pensamento, que está de certo modo relacionada com a obra. Pode ser inserida, preferencialmente, na página de dedicatória ou vir separadamente na página ímpar posterior à do agradecimento.
  7. Prefácio/Apresentação. Esclarece o conteúdo do livro. Localiza-se em página ímpar, após a epígrafe, se esta vir em página isolada. Pode ser redigido pelo próprio autor ou por outra pessoa. Em caso de reedição, a obra deverá conter apenas o prefácio da nova edição. Casos especiais serão analisados pelo Ousia online.
  8. Introdução (opcional). Texto em que o autor expõe informações gerais, porém correlatas, sobre o tema da obra. Trata-se, muitas vezes, de um histórico. Localiza-se em página ímpar, após o prefácio. O autor não deve confundir essa introdução com a que compõe uma das subdivisões dos elementos textuais, que é obrigatória.
  9. Sumário. Indicação do conteúdo da obra, devendo conter as páginas de suas principais divisões, na ordem em que nela aparecem. Localiza-se após a introdução; entretanto, dependendo do número de páginas pré-textuais, essa posição pode ser alterada pelo Ousia online.
  10. Lista de Siglas e Ilustrações. Quando há grande número de siglas e ilustrações – e somente neste caso –, o autor pode listá-las separadamente. No caso das ilustrações, devem ser apresentados o seu número, o título e a respectiva página. 
  11. Elementos Textuais. Constituem os elementos textuais o texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), os elementos de apoio, como ilustrações – tabelas e figuras –, fórmulas, citações, notas e resumo, e os elementos de localização (páginas capitulares, títulos internos e cabeçalhos).
  12. Uso do Negrito ou Itálico.  Em todo o trabalho é necessário que haja uniformização do grifo. O itálico é apropriado para destacar expressões em língua estrangeira, títulos de periódicos e livros e nomes científicos de gêneros e espécies animais e vegetais. O negrito é usado para dar ênfase a palavras ou letras do texto.
  13. Citações. Citações são textos extraídos de documentos pesquisados e necessários para fundamentar as ideias desenvolvidas pelo autor. O Ousia online adota as normas da ABNT (NBR 10520). Se o(s) nome(s) do(s) autor(es) fizer(em) parte do texto, apenas o ano da publicação aparece entre parênteses. No caso de transcrição do texto, além do ano, deve-se citar a página de onde foi retirado. No caso de mais de dois autores, usa-se o sobrenome do primeiro seguido da expressão et al. No caso de mais de um autor e diferentes obras, as citações bibliográficas no texto são feitas por ordem cronológica. Quando não fizer parte do texto, a citação vem entre parênteses. Quando não for possível consultar o documento original e houver necessidade de reproduzir informação já citada por outro autor (citação de citação), escrevem-se o nome do autor original e o ano de publicação da obra acompanhados da expressão “citado por”, ou “apud”, mais o nome do autor consultado e respectivo ano de edição da obra. Também nesse caso, o nome do autor pode ou não fazer parte do texto. Em caso afirmativo, apenas o nome do autor original vem fora dos parênteses. Em caso contrário, toda a citação vem entre parênteses.
  14. Notas. São observações ou aditamentos ao texto de uma obra. Podem ser apresentadas em rodapé ou no final do texto, de capítulo ou seção. As notas de rodapé prestam esclarecimentos e tecem considerações que não devem ser incluídas no texto, não interrompendo, assim, a sequência da leitura. Devem ser em número bastante reduzido, feitas sequencialmente em algarismos arábicos dentro de cada capítulo e vir na mesma página em que foram chamadas, com corpo menor que o utilizado no texto. Para a sua chamada no texto, utiliza-se algarismo arábico, em corpo menor, na entrelinha superior, sem parênteses, e nunca antes do sinal de pontuação.
  15. Elementos Pós-Textuais (Posfácio). É utilizado apenas diante da necessidade de inserir à última hora um esclarecimento que, de alguma forma, modifique ou corrobore as informações contidas no corpo do texto. 
  16. Referências. Conjunto de elementos, em lista própria, que permite a identificação de publicações, no todo ou em parte, como autor, título, edição, local, editora, data de publicação, número de páginas, etc. Esta lista deve obedecer à ordem alfabética única de sobrenome do autor. Não se deve confundir Referências com Bibliografia. A primeira compreende as fontes bibliográficas utilizadas pelo autor e, a segunda, uma lista de obras por ele recomendadas.
  17. Glossário. Relação de termos e expressões técnicas, acompanhados de definições ou traduções. Dispõe-se, na página, em linhas compridas ou em colunas (duas), devendo o tamanho da fonte ser menor que o do texto.
  18. Apêndice e Anexo. Matéria complementar e, ou, comprobatória, trazendo informações esclarecedoras que não se incluem no texto, a fim de não prejudicar a sequência lógica da leitura. Sua paginação, no entanto, dá continuidade à numeração do texto. O apêndice deve ser elaborado pelo autor da obra; o anexo constitui documentos de outros autores.
  19. Índice. Lista detalhada de assuntos, nomes de pessoas e nomes geográficos e outros, com a indicação de sua localização no texto.

 

Regras Para a Publicação de Coletâneas:

 

FORMATAÇÃO

Formatos de Apresentação dos Trabalhos

O texto deve estar gravado em formato MicrosoftWord ou entregue por comentário DOCs, desde que não ultrapasse 2MB. Devem ser digitados em Word 7.0 (ou superior),fonte ARIAL, texto tamanho 11, citação e notas de rodapé tamanho 9. Empregar o itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL). Imagens digitalizadas em tamanho natural com resolução de 72DPI, modo de cor RGB e salvas em arquivo padrão JPEG.Todas as imagens devem vir acompanhadas de títulos ou legendas e fonte da imagem.

Tamanho

A extensão máxima do material enviado será a seguinte: artigos e ensaios, no mínimo 15 (quinze) páginas e no máximo 25 (vinte e cinco) páginas; resenhas, até 5 páginas; ensaio visual, até 10 páginas (5 a 10 imagens) e texto com no máximo 500 palavras; resumo de dissertações e teses entre 10 e 15 páginas; relatórios de pesquisa, até 15 páginas, materiais didáticos.

Título do trabalho

O título deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, deve estar centralizado,em negrito e deve trazer em maiúscula somente a inicial da primeira palavra. Um espaço abaixo do título deverá constar o nome do(s) autor(es), um em cada linha, por extenso e apenas o sobrenome em maiúscula. A filiação do(s) autor(es) deverá constar em notas de rodapé.

Resumo

Logo abaixo do(s) autor(es), separado por um espaço, contendo no máximo 150 palavras e na linha posterior, às palavras-chave, no máximo 3 (três). Fonte Arial, espaço simples.

Abstract

Separado por um espaço do item anterior, deve constar o título do artigo em inglês e o Abstract com no máximo 150 palavras separado por um espaço o Keywords com no máximo 3 (três). Fonte Arial, espaço simples.

Agradecimentos

Caso o trabalho tenha apoio financeiro de alguma instituição, esse deverá ser mencionado no final do artigo.

Notas

A filiação do(s) autor(es) deve(m) ser indicada(s) com um asterisco remetendo a notas de rodapé. As notas numéricas deverão vir no rodapé da página correspondente. Excepcionalmente poderão ser adotados números para as notas junto com asteriscos em uma mesma página, e nesse caso as notas com asteriscos antecedem as notas com número.

Apêndices

Apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

Figuras e tabelas

Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte. Trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor. As ilustrações (gravuras, gráficos e desenhos) e as tabelas devem ser inseridas no corpo do texto.