HISALES -Centro de Documentação História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares

HISALES é um centro de memória e de pesquisa voltado para a temática da alfabetização, leitura e escrita, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

História

Desde 2001 já eram realizadas na Faculdade de Educação da UFPel investigações envolvendo as temáticas da alfabetização, leitura e escrita. A partir de 2004 começaram a ser produzidas dissertações de mestrado no PPGE. Tais trabalhos resultariam, em 2006, na criação de um grupo de pesquisa que reúne alunos de graduação e de pós-graduação – mestrandos e doutorando do PPGE/FaE/UFPel.
Atualmente o HISALES privilegia três eixos nas investigações:
I) Estudos sobre história alfabetização.
II) Pesquisas sobre práticas escolares e não-escolares de leitura e escrita (práticas de letramentos).
III) Análise da produção, circulação e utilização de livros escolares produzidos no Rio Grande do Sul, especialmente entre os anos de 1940-1980 (período da influência do CPOE – Centro de Pesquisas e Orientações Educacionais – SEC/RS na produção didática gaúcha).

Acervo

O Acervo do HISALES é resultado das pesquisas e de doações. São exemplos da tipologia de acervo sob a sua guarda:
– Cadernos de crianças em fase de alfabetização;
– Diários de classe/cadernos de planejamento de professoras alfabetizadoras;
– Livros para o ensino da leitura e da escrita nacionais e estrangeiros (ex.: cartilhas, livros de alfabetização, livros didáticos, etc.);
– Livros didáticos “gaúchos” (produzidos no RS);
– Mobiliário, materiais didático-pedagógicos e relacionados à cultura material escolar;
– Escritas pessoais e familiares.

Localização e contato

Endereço: Rua Almirante Barroso, 1202 – Sala 101 H

CEP: 96.010-280 Pelotas/RS (Campus II UFPel)

E-mail: grupohisales@gmail.com