Projeto de Extensão “MUSEU HISTÓRICO DE MORRO REDONDO”

Missão

O Museu Histórico de Morro Redondo (MHMR) tem como missão promover a reflexão, observação e interação da sociedade com o patrimônio cultural do município, traduzido por suas histórias, memórias e lugares. Assume como compromisso, igualmente, a preservação e comunicação dos bens culturais sob sua guarda, enfatizando seus valores educativo, turístico, multiétnico e social.  Antes das coleções, trata-se de um museu que serve às pessoas.

História

O MHMR foi criado em 2006, motivado pela vontade de memória de três moradores do Município: o Sr. Antônio Reinhard, o Sr. Osmar Franchini e o Sr. Ervino Büttow.  Em 2009, por desejo do então Presidente da Associação Amigos da Cultura, a Universidade Federal de Pelotas firmou um acordo de cooperação técnica com a Associação, com apoio da Prefeitura. A partir desta iniciativa, foi criado o Projeto de Extensão denominado “Museu Morro-Redondense: espaços de memórias e identidades”. O Projeto conta, desde então, com uma equipe composta por professores e alunos do Curso de Museologia da UFPel, que, em cooperação com as distintas comunidades da cidade, promove uma série de atividades de caráter comunitário, em consonância com os ideais da museologia social.

Em 2010, o Museu vinculou-se à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) do município, com a intermediação da Associação Amigos Da Cultura. Formalizado pela Lei Nº 1.570/2010, de 07 de abril de 2010, o Museu recebeu abrigo em um espaço contíguo ao Centro de Eventos da Cidade, situado na Avenida Jacarandá, número 157.

Após   um   período   de   inatividade,   o   Museu   Histórico   foi   reaberto   em dezembro de  2013. O Projeto de Extensão conta com a coordenação do Prof. Dr. Diego Lemos Ribeiro.

Acervo

O acervo do Museu foi inicialmente formado a partir de uma campanha realizada pelos fundadores do Museu. Muito divulgada na rádio local, sobretudo por Sr. Osmar, então radialista, a campanha estimulou que os moradores doassem ao Museu materialidades e imaterialidades (memórias e histórias). Dessa forma, as coleções amealhadas representam a vida e os costumes locais, principalmente aqueles atrelados à ruralidade, temática principal da Instituição. Com o passar do tempo, o Museu dedicou-se a inventariar, em parceria com as comunidades locais, lugares que guardam memórias e afetos, estes também compreendidos como parte do acervo. Considera-se que, apesar de associado à Prefeitura, o espaço preserva a sua essência comunitária.

Exposições e visitas

O Museu Histórico de Morro Redondo abre aos domingos e por demanda espontânea, sobretudo por agendamento de grupos. Para além das exposições, a equipe do Projeto promove ações educativas e culturais com públicos diversos, nos espaços intra e extramuros, além de promover comunicação museológica no espaço virtual. Ainda, o Projeto desenvolve processos técnico-científicos, do mesmo modo que serve como laboratório para a formação discente, por intermédio de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O Museu vem desenvolvendo de forma continuada ações como o “Café com Memórias” e a realização atividades teatrais do Morro [EM]Cena, que envolvem idosos e escolares em atividades intergeracionais. Em virtude da crise sanitária do Coronavírus, o Museu Histórico encontra-se, temporariamente, com as atividades presenciais suspensas.

Contatos

Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos de Morro Redondo: (53) 98117-9485

Prof. Diego Lemos Ribeiro: (53) 99155-5039; e-mail: dlrmuseologo@yahoo.com.br