Início do conteúdo
PLANETÁRIO DA UFPEL

A proposta do Planetário da UFPel é construir um espaço institucional de integração da comunidade acadêmica e geral, no qual estudantes de diferentes cursos possam inserir-se e usufruir da cultura astronômica, além de participar de ações inclusivas institucionais, regionais, nacionais e internacionais direcionadas à popularização da Ciência.

Histórico

O Planetário está vinculado ao Laboratório de Astronomia, do Instituto de Física e Matemática da UFPel. Ainda que o Planetário não tenha ainda sua sede fixa, já possui os equipamentos e desenvolve variadas atividades itinerantes junto às comunidades.

É um exemplo o projeto Astrolep, que consiste em observações mensais realizadas abertamente ao público no Largo do Mercado Público da cidade de Pelotas. O evento é realizado nas noites, geralmente a partir das 18h, em que a Lua está na fase crescente, pois assim o brilho da Lua não atrapalha a observação dos planetas Júpiter, Marte e Saturno.

A equipe do Laboratório de Astronomia opera os telescópios e sana dúvidas e, com isso, consegue atrair um número enorme de pessoas. Além dos que já conhecem o evento, seja por causa das edições anteriores ou da divulgação no Facebook, muitas pessoas participam ao passar ali casualmente.

 

Endereço e contato

Laboratório de Astronomia – IFM – UFPel / Campus Capão do Leão – Caixa –Postal 354 – CEP 96001-970 Pelotas – RS, Brasil

E-mail: astroufpel@gmail.com