Início do conteúdo
HERBÁRIO PEL

Missão

O Herbário Pel tem por missão manter amostras de plantas conservadas adequadamente, configurando-se como uma coleção biológica permanente e em constante expansão, disponível para consulta pela comunidade científica e por estudiosos, possibilitando também o exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Tem como objetivo estudar e conservar a flora e realizar intercâmbios com herbários nacionais e internacionais. Suas atividades visam auxiliar na formação de recursos humanos e motivar estudiosos de outros campos da ciência e o público em geral a perceber a importância estratégica dos herbários para a ciência e para a conservação ambiental.

História

O Herbário da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi criado em 1946 pelo botânico Irmão Teodoro Luis, o qual iniciou uma coleção de plantas junto à Seção de Botânica do antigo Instituto Agronômico do Sul (IAS). Em 1975, o Herbário, através de um convênio, passou da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (EMBRAPA) à UFPel, permanecendo desde então, sob a responsabilidade do Departamento de Botânica do Instituto de Biologia/UFPel. O Herbário encontra-se registrado no Index Herbariorum , sob o acrônimo PEL. Também faz parte da Rede Brasileira de Herbários e da Rede Estadual de Herbários.

Acervo

O acervo é formado por aproximadamente 27.000 exsicatas e representa a quarta maior coleção de plantas do Estado do Rio Grande do Sul. Ali se encontram depositados exemplares da flora regional e outros, oriundos de diversas coleções particulares e de esforços de coleta de muitos pesquisadores locais e visitantes, doações e permutas.

Trata-se de um registro histórico importante da flora regional na zona sul do Rio Grande do Sul, além de subsídio inestimável à ciência mundial, uma vez que no Herbário Pel estão depositados um grande número de Exemplares-Tipos.

Equipe

Curadora Geral: Caroline Scherer (cacabio@yahoo.com.br)

Curadora Adjunta: Raquel Lüdtke (raquelludtke28@gmail.com)

Localização e Contato

Herbário PEL, Prédio 22, Departamento de Botância, Instituto de Biologia

Campus Capão do Leão, Universidade Federal de Pelotas

Caixa postal 354 CEP 96010-900 Pelotas/RS

E-mail: herbario@ufpel.edu.br, cacabio@yahoo.com.br